Muitas vezes, quando desejamos iniciar um projeto, tomar uma decisão de vida ou de carreira, esperamos sempre palavras de incentivo sejam da família, dos amigos ou pessoas de nosso convívio... mas acredite: por mais dura que seja a realidade, as chances disso acontecer são pequenas. Não espere que as pessoas apoiem os seus sonhos ou te encorajem a seguir em frente.
Ao contrário de mensagens de otimismo, você poderá ouvir palavras desmotivadoras para não seguir o novo caminho. Por isso que os seus sonhos e seus objetivos precisam fazer sentido para você, pois quando estiver seguindo aquilo que seu coração diz, e que sua competência técnica e comportamental suportam, você vai ver que as pessoas não vão te apoiar.
Isso porque vivemos em uma sociedade em que ter ambição, sonhar ou escolher viver uma vida diferente da comum é considerado uma loucura. Seguir um sonho exige coragem que precisa estar embasada em acreditar que esse caminho vai valer a pena por mais dolorido, difícil e complicado que esse percurso possa lhe representar.
Sonhar exige muito mais ação do que se imagina. É desejar, acreditar e buscar os meios para que seus objetivos reais possam ser atingidos. Por isso, que a gente precisa se responsabilizar pelos nossos sonhos, entender que quem vai se sentir feliz, realizado(a), quem vai se desafiar e vencer, somos nós. Se tiver alguém do nosso lado, ok? Mas se não tiver, a gente precisa estar preparado para isso.
Tenha um verdadeiro apoio...
O verdadeiro apoio não consiste apenas em ouvir, por exemplo, "Eu confio em você", "Eu sabia que ia dar certo" que por mais que sejam frases de incentivo, podem não passar de palavras da boca para fora.
O apoio de verdade é aquele de quem acredita, de quem te desafia, que te dá feedback, que acompanha as coisas que você faz, que compra e divulga o produto que você vende, que recebe e repassa o seu currículo para as vagas e contatos dentro da rede profissional.
Precisamos valorizar aquelas pessoas que sempre estão do nosso lado, sejam eles, nossos amigos mais próximos, nossa família, pessoas que realmente pegam na mão da gente não importando para onde você quer ir... simplesmente pegam na sua mão e “simbora”. No entanto, são poucas situações na vida real que isso acontece.
… ou apoie-se nos seus sonhos
Grandes inventores da história mundial e muitos profissionais ligados à área da inovação, não contaram com o apoio de ninguém, muito menos tiveram pessoas próximas que acreditavam neles. Eles apenas acreditavam em seus sonhos, arriscaram... e graças a sua persistência que hoje podemos conversar a longa distância através do telefone ou pela internet, nos deslocar em curto tempo graças ao avião, conservar alimentos, aquecer a água e iluminar ambientes graças a eletricidade, entre outros.
Pare para pensar: imagine se essas pessoas tivessem esperado algum voto de confiança, para assim começarem a agir, tentar, ou se acreditassem que seus sonhos não teriam sentido? Talvez não estaríamos usufruindo dessas invenções.
Se você tem um sonho, quem garante que você não será responsável em realizá-lo ou mesmo ir muito além e deixar um importante legado? Você é o responsável por seus sonhos. Se ele faz sentido, acredita e vai.
“Ai de mim se não fosse eu”
Quando eu resolvi abrir mão do meu emprego fixo e empreender na psicologia, passei a estar envolvida em vários projetos. Não foi fácil e não é fácil até hoje, por parte da minha família e dos meus amigos. Só eu sei o que passei para chegar aqui, mas se eu quero atingir algum resultado, eu preciso confiar primeiro em mim. Portanto, não espere das outras pessoas aquilo que elas não podem dar. Só você sabe a importância do seu sonho e onde você pode chegar.
Eu gosto de uma frase que diz "Ai de mim se não fosse eu": Ai de mim se não fosse eu para acreditar nas coisas que eu quero de melhor para minha vida; ai de mim se não fosse eu para fazer as coisas que eu acredito; ai de mim se não fosse eu para fazer da minha vida a melhor oportunidade de viver que eu posso e esse poder esta nas nossas próprias mãos. Não espere dos outros aquilo que eles não podem dar.
Muitas pessoas vão ter boa vontade sim, mas o seu sonho é seu... quem precisa levantar e fazer acontecer é você. Existem coisas que ninguém pode fazer por você e realizar os seus sonhos é uma delas. Lembre-se: você é a pessoa mais importante da sua vida, e por isso é o(a) responsável por fazer os seus sonhos acontecerem. Acredite que é capaz, porque realmente é. Levante-se, caminhe e, assim, chegará ao seu destino.
“Todos os nossos sonhos podem se tornar realidade se tivermos a coragem necessária para persegui-los.”
– Walt Disney
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”
– Elleanor Roosevelt
Gostou do artigo? Curta, compartilhe e deixe aqui o seu comentário.