É comum em qualquer empresa, encontrar profissionais que possuem uma liderança “nata”, mesmo não ocupando cargos de gestão. Quem nunca teve aquele colega “boa praça”, bastante proativo, que todo mundo gosta, que sempre tem um ótimo conselho profissional ou aquela mãozinha nos momentos mais tensos? Esse seu colega possui uma importante característica: a liderança informal.
Aquele profissional que possui jogo de cintura necessário para assumir e desempenhar atividades nas organizações com segurança é de grande importância para que o processo produtivo da empresa possa funcionar com sucesso, independente da presença do líder formal.
Na liderança formal, o profissional conquista seu cargo por nomeação, por indicação ou reconhecimento de seus superiores. O líder ocupa um cargo de gestão e suas funções estão voltadas na responsabilidade, no cumprimento de tarefas, na produção, na obtenção de lucros, além da autoridade sobre pessoas.
Já o líder informal é aquele profissional proativo com extraordinário brilho pessoal, que consegue enxergar algo além das suas competências e com um poder de influência muito bom dentro da empresa capaz de despertar o interesse e a admiração pelos demais colegas de trabalho.
A importância da liderança informal no trabalho de equipeO líder informal é capaz de mobilizar a equipe e sua liderança natural transmite segurança e confiança aos colegas do grupo. Não só na ausência do líder formal, mas em qualquer oportunidade, ele fará o possível para que o processo funcione corretamente, evitando que erros aconteçam, além de prezar pela sinergia da equipe.
Além de uma visão eficiente, o líder informal consegue formar uma equipe produtiva, motivada e bastante diferenciada. Essa liderança é uma forma muito efetiva para atingir grandes resultados, dentro e fora da organização. Isso porque, o poder de influência desse líder estimula seus colegas de trabalho a agirem por conta própria e a terem mais independência para tomar as melhores decisões, mesmo em sua ausência na empresa.
No entanto, mesmo ausente, o líder formal deve se mostrar presente e nunca deixar seu grupo na mão. Se aliar ao líder informal é uma ótima estratégia para que o gestor esteja por dentro do que está acontecendo com a equipe de trabalho. Isso fortalece o sentimento de pertença e prepara as pessoas para que se sintam mais confiantes para assumir responsabilidades cada vez maiores.
O gestor pode e deve identificar o potencial de profissionais que se destacam e investir na capacitação e no desenvolvimento desses. Um bom líder, além de gerir uma equipe, deve também preparar novos líderes para sua sucessão, e o líder informal, pode ser um bom perfil a ser desenvolvido.
Desenvolvendo a liderança informalEste tipo de liderança pode ser tanto incentivada pelo líder formal para conduzir a equipe em suas atividades diárias, como também pode partir dos próprios colegas de trabalho que o elegem como líder pelo poder de influência e por saber representar e responder em nome da equipe.
Todos nós somos líderes por natureza, mas, não em todas as áreas da nossa vida e carreira. Há pessoas que possuem ótimo relacionamento, carisma, comunicação e pensamento estratégico. Felizmente, a liderança como qualquer outra competência, pode ser desenvolvida. Você pode aprender, treinar e desenvolvê-la. Confira algumas características de uma liderança informal:
Senso de Justiça:
Pessoas que aplicam o senso de justiça são capazes de defender e representar os profissionais que são pares, além de lutar por aquilo que acreditam.
Proatividade:
Além de cumprir tarefas que foram delegadas, também sabe identificar e antecipar problemas, buscando soluções efetivas.
Senso de coletividade:
Transmitir a ideia de consciência coletiva e plena através do diálogo e de ações é de extrema importância para gerar ótimos resultados, além do convívio e do trabalho mútuo. O líder informal procura agir da melhor maneira possível, pois sabe o impacto que seus comportamentos podem ter na rotina diária de seus colegas de trabalho.
Comunicação:
Líderes informais sabem como se comunicar, independente, se for com gestor ou mesmo com a “tia do café”. O objetivo da comunicação é afetar comportamentos. Não basta ter um belo discurso e se comportar de maneira diferente. O que você diz, a forma como você diz, as palavras utilizadas, as expressões, gesticulações e comportamentos dizem muito sobre você e como você toca as pessoas. Ser claro e objetivo no processo de comunicação é tão importante como a escolha do canal de comunicação, além de se certificar se a mensagem que você emitiu foi entendida corretamente por quem a recebeu.
Empatia:
Com a empatia, o líder escuta ativamente o outro para entender o ponto de vista e tomar a decisão mais assertiva para a situação.
Relacionamento:
Saber lidar e respeitar todas as pessoas, independente do perfil profissional, faz toda a diferença.
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