Mãe, esposa, profissional... a mulher sabe bem como é a correria diária. Não é fácil cuidar de casa, filhos, marido e ainda ter que trabalhar fora, mas... já parou para pensar que em meio à correria do dia a dia, muitas mulheres deixam o autocuidado de lado? Conscientizar as mulheres sobre a importância de diagnosticar o câncer de mama o quanto antes é garantir maiores chances de tratamento e de cura. Por isso que em todo décimo mês do ano é celebrado o
Outubro Rosa.
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais do seio, formando assim, o tumor na mama. Depois do câncer de pele não melanoma, esse é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo, o que corresponde cerca de 25% de casos novos a cada ano e 29% no Brasil.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram previstos 59.700 casos novos, ou seja, uma taxa de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2017, quase 17 mil mulheres e mais de 200 homens (isso mesmo, esse tipo de câncer não é restrito apenas ao sexo feminino) foram vítimas da doença. Por outro lado, se o câncer for diagnosticado o mais cedo possível, as chances de cura podem ser de 95%.
A origem do Outubro RosaEm 1991, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, a maior organização de câncer de mama do mundo nos dias de hoje, lançou o famoso laço cor-de-rosa e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura (Komen Race for the Cure), em Nova York.
Seis anos depois, organizações da cidade de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, passaram a promover, todo mês de outubro, atividades voltadas ao diagnóstico e a prevenção da doença. Com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou oficialmente o mês de prevenção e combate ao câncer de mama.
Com o passar dos anos, a causa foi abraçada em todo o mundo, através da distribuição de laços rosa, mutirões de exames, campanhas em entidades públicas e privadas, além das famosas iluminações de rosa em monumentos, prédios públicos, entre outros.
Campanha nas empresasAs empresas possuem um papel essencial no Outubro Rosa, pois a importância da prevenção está na rotina dos colaboradores, já que permanecemos a maior parte do tempo no ambiente de trabalho. Ao abraçarem a campanha, empresas contribuem para a prevenção da doença, a saúde dos funcionários, além de orientar os demais colaboradores a lidarem melhor em casos de diagnósticos na equipe.
Estimular o engajamento coletivo e ajudar as colegas que passam pelo diagnóstico da doença é fundamental. Aquele que passa pelo tratamento do câncer, necessita de cuidados e a empresa pode se beneficiar ao incentivar esses profissionais a trazer os aprendizados para o ambiente de trabalho após terminar o tratamento, valorizando assim, a experiência de uma forma mais positiva.
Reduzir o nível de estresse no trabalho, unir as equipes, além de gerar uma empatia coletiva por meio da conscientização da saúde e do bem-estar das pessoas são outras formas para gerar engajamento entre os colaboradores da empresa.
Na organização, homens e mulheres precisam estar bem mais informados para ajudar o próximo sempre que possível. Desta forma, separei algumas dicas bastante valiosas para serem usadas nesta campanha:
Materiais de divulgação:
distribuição de materiais de conscientização, como folhetos, panfletos, cartilhas, sites ou mesmo eventos do Outubro Rosa;
Peça rosa de roupas e/ou acessórios:
Uso de alguma peça de roupa ou acessório da mesma cor da campanha ou do laço rosa preso à roupa do colaborador;
Decoração na empresa:
como balões, cartazes e os famosos “lacinhos” cor-de-rosa em telas de computadores.
Trabalhos voluntários:
como visitas a hospitais e organizações que combatem e previnem o câncer;
Incentivo a atividades físicas:
ginástica laboral e promoção de corridas de rua ou caminhadas também abertas para o público externo.
Doações:
como alimentos, dinheiro, roupas e lenços são sempre bem-vindos para aumentar o seu alcance na conscientização ou no enfrentamento da doença;
Corte de cabelos solidários:
para serem usados na confecção de perucas para pacientes com câncer. Algumas ONGs, como a Cabelegria, a Rapunzel Solidária e a Fundação Laço Rosa, coletam doações de cabelos.
Homenagem aos que venceram o câncer:
Colaboradores internos que já tiveram, venceram ou estão lutando contra a doença.
Palestras motivacionais:
Profissionais competentes que ofereçam palestras, workshops com todo material adequado para mobilizar e engajar os profissionais da empresa.
Conte comigo, Cíntia FélixApoiando a campanha do Outubro Rosa, minhas palestras tratam o assunto com leveza e diversão, contribuindo para o aumento da autoestima feminina e ajudando na manutenção da saúde da sua empresa.
Entre em contato
e conheça as soluções customizadas.