Blog Post

Outubro Rosa: a campanha de combate ao câncer de mama

  • Por Cíntia Félix
  • 02 out., 2019

Conscientizar as mulheres sobre a importância de diagnosticar o câncer de mama é garantir maiores chances de tratamento e de cura

Mãe, esposa, profissional... a mulher sabe bem como é a correria diária. Não é fácil cuidar de casa, filhos, marido e ainda ter que trabalhar fora, mas... já parou para pensar que em meio à correria do dia a dia, muitas mulheres deixam o autocuidado de lado? Conscientizar as mulheres sobre a importância de diagnosticar o câncer de mama o quanto antes é garantir maiores chances de tratamento e de cura. Por isso que em todo décimo mês do ano é celebrado o Outubro Rosa.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais do seio, formando assim, o tumor na mama. Depois do câncer de pele não melanoma, esse é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo, o que corresponde cerca de 25% de casos novos a cada ano e 29% no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram previstos 59.700 casos novos, ou seja, uma taxa de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2017, quase 17 mil mulheres e mais de 200 homens (isso mesmo, esse tipo de câncer não é restrito apenas ao sexo feminino) foram vítimas da doença. Por outro lado, se o câncer for diagnosticado o mais cedo possível, as chances de cura podem ser de 95%.

A origem do Outubro Rosa

Em 1991, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, a maior organização de câncer de mama do mundo nos dias de hoje, lançou o famoso laço cor-de-rosa e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura (Komen Race for the Cure), em Nova York.

Seis anos depois, organizações da cidade de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, passaram a promover, todo mês de outubro, atividades voltadas ao diagnóstico e a prevenção da doença. Com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou oficialmente o mês de prevenção e combate ao câncer de mama.

Com o passar dos anos, a causa foi abraçada em todo o mundo, através da distribuição de laços rosa, mutirões de exames, campanhas em entidades públicas e privadas, além das famosas iluminações de rosa em monumentos, prédios públicos, entre outros.

Campanha nas empresas

As empresas possuem um papel essencial no Outubro Rosa, pois a importância da prevenção está na rotina dos colaboradores, já que permanecemos a maior parte do tempo no ambiente de trabalho. Ao abraçarem a campanha, empresas contribuem para a prevenção da doença, a saúde dos funcionários, além de orientar os demais colaboradores a lidarem melhor em casos de diagnósticos na equipe.

Estimular o engajamento coletivo e ajudar as colegas que passam pelo diagnóstico da doença é fundamental. Aquele que passa pelo tratamento do câncer, necessita de cuidados e a empresa pode se beneficiar ao incentivar esses profissionais a trazer os aprendizados para o ambiente de trabalho após terminar o tratamento, valorizando assim, a experiência de uma forma mais positiva.

Reduzir o nível de estresse no trabalho, unir as equipes, além de gerar uma empatia coletiva por meio da conscientização da saúde e do bem-estar das pessoas são outras formas para gerar engajamento entre os colaboradores da empresa.

Na organização, homens e mulheres precisam estar bem mais informados para ajudar o próximo sempre que possível. Desta forma, separei algumas dicas bastante valiosas para serem usadas nesta campanha:

Materiais de divulgação: distribuição de materiais de conscientização, como folhetos, panfletos, cartilhas, sites ou mesmo eventos do Outubro Rosa;

Peça rosa de roupas e/ou acessórios: Uso de alguma peça de roupa ou acessório da mesma cor da campanha ou do laço rosa preso à roupa do colaborador;

Decoração na empresa: como balões, cartazes e os famosos “lacinhos” cor-de-rosa em telas de computadores.

Trabalhos voluntários: como visitas a hospitais e organizações que combatem e previnem o câncer;

Incentivo a atividades físicas: ginástica laboral e promoção de corridas de rua ou caminhadas também abertas para o público externo.

Doações: como alimentos, dinheiro, roupas e lenços são sempre bem-vindos para aumentar o seu alcance na conscientização ou no enfrentamento da doença;

Corte de cabelos solidários: para serem usados na confecção de perucas para pacientes com câncer. Algumas ONGs, como a Cabelegria, a Rapunzel Solidária e a Fundação Laço Rosa, coletam doações de cabelos.

Homenagem aos que venceram o câncer: Colaboradores internos que já tiveram, venceram ou estão lutando contra a doença.

Palestras motivacionais: Profissionais competentes que ofereçam palestras, workshops com todo material adequado para mobilizar e engajar os profissionais da empresa.


Conte comigo, Cíntia Félix

Apoiando a campanha do Outubro Rosa, minhas palestras tratam o assunto com leveza e diversão, contribuindo para o aumento da autoestima feminina e ajudando na manutenção da saúde da sua empresa. Entre em contato e conheça as soluções customizadas.   
Por Cíntia Félix 31 dez., 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 dez., 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 dez., 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 04 dez., 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 nov., 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 nov., 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 nov., 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 06 nov., 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 out., 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 out., 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Show More
Share by: