Quem não gosta de se sentir reconhecido? Todos nós buscamos reconhecimento, seja na vida pessoal ou profissional, mas... quantas vezes a gente realmente se sentiu reconhecido? Ao longo da carreira de muitas pessoas, assim como na minha por exemplo, o bom desempenho e a busca constante por resultados são fortes medidas para a realização profissional.
No entanto, essa é uma situação que falta a muitas organizações. Quando pessoas fazem um bom trabalho e o líder não reconhece, não elogia e não reforça aquele comportamento, aos poucos, a apatia e o desânimo vão ocupando espaço na equipe. Segundo levantamento do Love Mondays (atual
Glassdoor), site que reúne resenhas anônimas de funcionários sobre as empresas em que trabalham, uma das maiores causas de insatisfação no trabalho é a falta de reconhecimento.
Para o psicólogo Abraham Maslow, o reconhecimento é uma das principais motivações do ser humano. Por isso, o reconhecimento de um líder ou de um colega de trabalho elevam a autoestima do profissional e da equipe, além de gerar resultados extraordinários para a empresa. (saiba mais no artigo
A Pirâmide de Maslow).
Dessa forma, é natural as pessoas buscarem por estima, reconhecimento e respeito, não só profissional, mas em todos os setores da vida. Se você, por exemplo, sente um pouco de dificuldade para obter o reconhecimento profissional, separei algumas dicas importantes:
Peça Feedback:
Saber como o seu trabalho está indo, onde você tem acertado e o que precisa aprimorar é importantes para alinhar as expectativas junto com a empresa ou cliente. Se o seu líder, colega ou cliente não tiver o hábito de fornecer feedback, você pode e deve solicitar. Agende um horário com ele e inicie a conversa evidenciando o seu interesse em seu próprio desenvolvimento e também da empresa e equipe. Certamente você irá surpreendê-lo.
Seja Pró-ativo:
Não se limite apenas às suas atribuições diárias. Tome a iniciativa e assuma atividades e responsabilidades que possam estar dentro das suas capacitações. Um profissional “pau para toda obra” sempre ganha destaque na empresa e, dificilmente, deixará de ser reconhecido.
Esteja atualizado:
Falo sempre aqui no Blog: capacitação continua sendo o melhor investimento pessoal. Estudar, participar de congressos, palestras e workshops são excelentes oportunidades para conquistar o reconhecimento na empresa. Afinal, quando se está atualizado com as tendências do mercado, sempre há algo novo para acrescentar ao seu trabalho, novas estratégias, métodos e ferramentas a serem aplicadas no dia a dia (saiba mais em
Como se atualizar para o mercado de trabalho?).
Se valorize:
Para que os outros possam reconhecer o seu valor, você precisa se valorizar primeiro. Orgulhar de seus resultados não só serve de incentivo em sua própria carreira, mas também chama a atenção da equipe.
Vista a camisa da empresa:
Trabalhe com foco nos objetivos que a organização busca atingir. Abrace a causa e se esforce em bater as metas, atrair mais clientes e fazer o negócio da empresa crescer. Seja mais do que um funcionário: seja um parceiro profissional.
Se mesmo tomando todas essas atitudes, o reconhecimento não vier e você sentir o comprometimento de sua motivação, talvez seja o momento para procurar outras oportunidades de trabalho. Busque sempre o melhor!
Guarde os seus reconhecimentosCostumo falar em minhas palestras, nos meus treinamentos ou nas minhas aulas que toda vez quando estou em um momento ruim, eu recorro aos reconhecimentos que eu tive, aos feedbacks de reforço, de melhoria que me fizeram pensar e me tornar uma profissional melhor.
Eu, por exemplo, guardo todas as cartas de movimentação, todas as promoções que eu tive, todos os feedbacks de reforço e de melhoria: eu tenho e-mails, por exemplo, da época em que eu fazia estágio, pessoas me elogiavam porque eu tinha boas redações de laudos psicológicos. Isso tem a ver com o desempenho e o reconhecimento, que são valores para mim.
Se você não tem o hábito de guardar essas informações, feedbacks ou avaliações dos seus resultados positivos, eu convido você a fazer isso. Uma forma ótima de fazer isso é o POTE DA GRATIDÃO que eu até utilizo em alguns atendimentos.
O Pote da GratidãoPegue um pote vazio, papeis coloridos (postit’s) e escreva ações positivas, coisas que aconteceram no seu dia, no seu mês, no seu ano, que impactaram a sua vida de uma maneira positiva e você vai guardar isso nesse pote (de preferência, transparente).
Por exemplo: “Fui bem avaliado por cliente tal” se foi algo que te fez muito feliz, ótimo! Coloque isso lá. "Momento espetacular com a minha família"... adicione ao pote. "Meu gestor me deu um feedback superbacana por causa de um resultado que eu atingi". E assim por diante.
Quando você se sentir com a energia baixa ou estiver diante de um processo que esteja custoso de ultrapassar é só revisar essas mensagens positivas, reviver esses comportamentos, essas situações que te deixaram com a energia lá em cima, que, provavelmente, você se sentirá motivado a retomar seu caminho.
O reconhecimento eleva a autoestima de qualquer pessoa e é algo que me deixa muito feliz. Não é atoa que ao final de todo atendimento, de toda intervenção que eu faça nas empresas ou em sala de aula, eu sempre peço feedback, porque é uma forma de manter esse meu valor (reconhecimento) alimentado.
Então, pense nisso. A gente vive em busca de reconhecimento para se sentir parte de algo ou de alguma relação e, profissionalmente, isso é muito sério. Tem muitas pessoas que desanimam e que perdem a energia ao longo do trabalho porque não se sentem reconhecidas e não sabem que o reconhecimento, pode sim, ser um importante valor para elas.
Gostou do artigo? Curta, compartilhe e deixe aqui o seu comentário!