Blog Post

Relacionamento Amoroso no Trabalho

  • Por Cíntia Félix
  • 11 dez., 2019

Casais que trabalham juntos podem conquistar excelentes resultados, porém, é necessário respeitar as regras da empresa

Sabemos que a rotina de tarefas e o convívio diário no ambiente de trabalho podem culminar em relacionamentos amorosos entre colegas de trabalho. Porém, é necessário ter discrição, profissionalismo e saber respeitar a cultura e as normas da organização para que o relacionamento não comprometa o desempenho de ambos e, consecutivamente, os resultados da equipe e empresa.

Muitas empresas proíbem relacionamentos amorosos entre colaboradores. O motivo é que as organizações temem que a relação do casal possa atrapalhar o desempenho como também a credibilidade junto aos demais colegas de trabalho.

Apesar da proibição, decisões da Justiça do Trabalho afirmam que o empregador não pode interferir nos relacionamentos entre funcionários, uma vez que isso faz parte da vida pessoal dos trabalhadores. No entanto, a empresa pode estabelecer limites e algumas regras de conduta para evitar que esse tipo de situação possa prejudicar os resultados e o desempenho dos profissionais envolvidos.

Dessa maneira separei dicas para os dois lados da moeda. Como a organização deve se portar e, principalmente, o mais novo casal da organização:

Dicas para o casal

Comunique-se: Assuma a situação. Pode parecer embaraçoso, mas se comunicar diretamente ao líder e aos colegas mais próximos sobre o novo casal é importante para evitar especulações, conversas no corredor e fofocas. O mais importante é esclarecer que o namoro não vai atrapalhar o trabalho e que vocês estão respeitando as regras de convívio e a cultura organizacional da empresa.

Discrição: Assuma o relacionamento, mas evite carícias, juras de amor e beijos no ambiente corporativo. Evite ainda ficar trocando mensagens e contatos prolongados com seu parceiro ou parceira durante o trabalho.

Não utilize os canais da empresa: Nada de e-mail, skype, telefone da empresa para falar de assuntos voltados à intimidade do casal.

Não exponha a intimidade do casal: Evite fazer comentários e expor a intimidade e os planos do casal na empresa. Não é hora e nem local para isso, pois além de dispersar seus colegas, você está trazendo um assunto que em nada tem a ver com seus deveres e atividades.

Evite DR's na empresa: Isso é o mais óbvio, não é? Discussão no ambiente de trabalho além de prejudicar a imagem do casal é extremamente desagradável para os demais colaboradores. Problemas no relacionamento devem ser discutidos fora do ambiente corporativo.

Para as empresas

Naturalidade: Namoro entre colegas de trabalho é mais comum do que muita gente pensa. Pessoas que se vêem diariamente tendem a gostar mais umas das outras. Aceite a situação com naturalidade, mas exija sempre um comportamento condizente ao ambiente profissional, colocando as normas da organização em primeiro lugar.

Exija limites de conduta: Imagine você chegar e encontrar o casal trocando beijos na copa? Ou então você vai até a sala de xerox e der de cara com os dois... bom deixa pra lá. Algumas atitudes, não são adequadas para o ambiente de trabalho. Por isso, é extremamente importante, estabelecer regras de conduta para parceiros ou cônjuges no dia a dia profissional. É preciso agir dentro dos limites do profissionalismo, com respeito e bom senso. Assim como nos exemplos citados acima, exageros devem ser repreendidos e, em alguns casos, podem culminar em advertências e até demissão por justa causa. Deixe isso claro para os funcionários e previna episódios desagradáveis.

Namoro entre funcionário e superior: Relacionamento entre funcionário e alguém com cargo de gestão, podem ser mal vistos pelos colegas e criar suspeitas de favorecimento e outros tipos de problema. Uma possível solução seria trocar um dos profissionais de setor, caso haja interesse. É a maneira mais segura de evitar conflitos de interesse e acalmar os ânimos dos demais colaboradores. Caso não seja possível, converse com a equipe e peça discrição ao casal, além de transparência maior por parte do funcionário que está em um cargo de liderança.

Cuidado com os conflitos: Casais que trabalham juntos podem conquistar excelentes resultados. Porém, quando há conflito, pode comprometer a produtividade, além do clima na equipe inteira. Nesse ponto, o gestor ou mesmo o RH devem conversar com o casal para exigir bom senso ou mesmo, apelar para medidas mais drásticas por causa do baixo rendimento.

Gostou do artigo? Curta, compartilhe e deixe aqui o seu comentário.
Por Cíntia Félix 31 dez., 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 dez., 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 04 dez., 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 nov., 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 nov., 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 nov., 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 06 nov., 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 out., 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 out., 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Por Cíntia Félix 16 out., 2019
Ao longo da carreira de muitas pessoas, o bom desempenho e a busca constante por resultados são fortes medidas para a realização profissional.
Show More
Share by: