Em um cenário atual, onde a inovação e a competitividade estão imersas no mercado de trabalho, o profissional que for hábil para se adaptar às necessidades do mundo do trabalho, respeitando sua essência, terá mais chances de se sobressair entre os demais.
Neste contexto, existem dois profissionais que chamam a atenção: Um é o profissional-polvo que tem a capacidade de assumir várias tarefas ao mesmo tempo; o outro é o camaleão que pode se adaptar a diversas mudanças na empresa e no mundo dos negócios. Qual tipo de profissional você se considera?
O profissional-polvo se assemelha às habilidades do molusco marinho por assumir vários braços no trabalho, muitas vezes para executar a tarefa de outros profissionais e áreas. É o famoso 'pau pra toda obra', tem plena confiança do empregador e/ou cliente e, em diversas situações, consegue ser – por exemplo – o contador, o assistente administrativo, o vendedor e o técnico de informática, todos ao mesmo tempo (ufa!).
O profissional que abraça muitas outras responsabilidades além da sua, tende a ser bem visto pelos empregadores e clientes. No entanto, as consequências da sobrecarga de trabalho, com o tempo, se tornam críticas para a saúde do profissional em nível físico e emocional, além de prejudicar seu desempenho e, consequentemente, a produtividade e os resultados da empresa e/ou cliente.
Profissional-Camaleão
Aquele bichinho simpático que consegue se camuflar na natureza para sobreviver dá o nome ao profissional que possui a habilidade de adaptação a um novo ambiente e as constantes atualizações no mercado de trabalho.
Inseridos em um mercado cada vez mais exigente e em constantes alterações, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil. Sua adaptação não vem de forma passiva, mas de maneira a aceitar a nova realidade para depois ser o catalisador para as mudanças, ou seja: o profissional se adapta ao ambiente de trabalho, baseado em seu olhar atento, aos seus conhecimentos e habilidades, e consegue encontrar soluções criativas para os momentos mais delicados na empresa e/ou cliente.
Outra grande característica do camaleão é a sua incrível visão: Assim como o animal enxerga duas direções e em 360 graus. Enquanto muitos se cegam diante das barreiras de mundo dos negócios, o profissional camaleão pode enxergar alvos que ninguém mais vê, simplesmente porque está atento às mudanças no mundo dos negócios e, com isso, pode alavancar sua carreira.
Por que devemos ser mais camaleônicos?
Manter um comportamento resiliente às mudanças é importante em qualquer ambiente para que o profissional consiga seguir em frente. A visão sistêmica, assim como o do réptil, ajuda a enxergar o futuro com base em bom planejamento, favorecendo melhores resultados nas empresas e principalmente na própria carreira.
Confira alguns atributos importantes para o sucesso do profissional-camaleão:
Resiliência:
Nada mais que o sinônimo de adaptação, a principal característica do réptil. E em um mundo de rápidas transformações, o profissional que quer se destacar precisa aprender a lidar com situações adversas no mundo do trabalho.
Flexibilidade:
O profissional-camaleão tende a ser flexível, buscando entender e compreender as mudanças e o que elas trazem como desafio.
Agilidade:
É preciso errar rápido para consertar mais rápido ainda e encontrar a solução desejada.
Estude sempre:
Busque atualizações e informações com constância não só em sua área de formação. Atente-se às novas tecnologias e as novidades do mercado. Sempre é possível aprender e reaprender algo.
Já dizia a Teoria Darwiniana: “não é o mais esperto nem o mais forte que sobrevive, mas aquele que consegue se adaptar ao meio”. Portanto, que tenhamos desejo, energia e coragem de nos transformar.
Mude de cor... só não vale amarelar para o mercado de trabalho ou para a sua carreira.
Gostou do artigo? Curta, compartilhe e deixe aqui o seu comentário.