Blog Post

Como manter equipes enxutas mais produtivas?

  • Por Cíntia Félix
  • 20 nov., 2019

Equipes enxutas que conseguem manter o negócio mais produtivo podem representar o fator de sucesso da empresa

Quanto maior a equipe, melhores são os resultados e sua produtividade. Correto? Nem sempre. Ou melhor: quase nunca.

Um estudo da consultoria americana QSM concluiu que quanto maior a equipe, menor o engajamento e produtividade individual de seus colaboradores. O motivo é que por mais que o montante dos resultados de uma grande equipe seja maior do que o resultado de uma equipe mais enxuta, individualmente, cada profissional atingiu um resultado inferior em comparação com os profissionais da equipe menor.

O bilionário Jeff Bezos, adotou a “filosofia das duas pizzas”: Se duaas pizzas não forem suficientes para alimentar suas equipe é porque ela é grande demais. Para o CEO da Amazon, equipes pequenas conseguem realizar um trabalho mais assertivo e atuar com mais sinergia junto ao restante da empresa.

Tem se tornado cada vez mais comum encontrar equipes reduzidas que, ainda sim, conseguem manter o negócio produtivo. Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.

Exemplos de equipes enxutas

Supercell: A empresa finlandesa que desenvolve games para celulares é organizada em pequenos grupos independentes que desenvolvem e lançam os seus produtos. A concorrente Zynga tem 30 funcionários para cada um funcionário da Supercell, mas a última foi apontada pela Forbes, em 2013, como a empresa que mais crescia no mundo.

Méliuz: A plataforma de cashback utiliza o direcionamento e a forte comunicação de sua equipe para ampliar sua produtividade. Todos os times possuem menos de 10 pessoas, exceto o time de atendimento ao usuário e utilizam o método OKR (Objectives & Key Results). O OKR é uma metodologia de gestão que foi criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e tem como objetivo simplificar a forma de encarar os objetivos principais de uma empresa. Tal método já é utilizado pela Google há vinte anos.

No entanto, se a sua equipe é pequena e não tem produzido bem, é importante analisar as causas para concluir se é necessário contratar mais pessoas. A causa pode estar relacionada, por exemplo, à falha comunicação interna (o que envolve o conhecimento da estratégia da empresa), a falta de clareza e a organização de processos.

Separei algumas dicas para melhorar a produtividade de uma equipe enxuta:

Otimização de Processos: Na rotina diária de uma organização, sempre há tarefas que podem ser agilizadas e outras que possuem algum tipo de gargalo. Para solucionar esse problema, o líder e a empresa precisam conhecer a fundo os processos executados e analisar quais situações que levam a perda de tempo e a queda produtividade da equipe para fazer as correções necessárias. Conversar com o grupo também é uma forma de otimizar processos, visto que quem trabalha de forma efetiva em uma função tem segurança em apontar quais etapas precisam ser alteradas para agilizar o processo de trabalho.

Melhore a comunicação: A comunicação clara e objetiva é fundamental para sua alta performance. Uma informação mal dada pode comprometer a execução até mesmo das tarefas mais simples. Diante disso, os líderes devem se comunicar com clareza e objetividade. Feedbacks também são essenciais para identificar em quais pontos a equipe pode melhorar.

Integração com outras equipes: Uma coisa é certa: equipes enxutas precisam trabalhar como um time, pois quando há sinergia, os resultados positivos aparecem. A integração faz com que cada setor realize tarefas conforme sua especialidade, mas que todas elas contribuam para o propósito e o objetivo da empresa.

Redução da Burocracia: Uma equipe enxuta não pode perder tempo com atividades que estejam fora das metas e dos objetivos da equipe e da empresa. Empresas inteligentes investem em tecnologia com o intuito de diminuir a burocracia e, consequentemente, gerar resultados positivos, visto que seus colaboradores terão mais tempo para utilizar seu conhecimento e energia em atividades que que gerem lucro à empresa. Existem no mercado, inúmeras opções de aplicativos que acabam com a necessidade de preencher relatórios, planilhas e que reduzam drasticamente a burocracia nos negócios.

Kanban: É um sistema desenvolvido pela Toyota na década de 1940 e consiste no uso de pequenos cartões coloridos (post-it's) e também recebe o nome de gestão visual, em razão do uso de cores como sinalizadores. O Kanban permite a visualização do status das tarefas de maneira rápida e auxilia todo o fluxo de atividades, além de gerenciar os gargalos, principalmente em equipes muito enxutas. Esta ferramenta pode ajudar a organizar todo processo e limita o número de tarefas que a equipe realiza a cada período de tempo.  Veja o exemplo abaixo:
Diminua a quantidade de reuniões: Reuniões exigem tempo, deslocamento e para uma equipe menor e com mais tarefas, seus colaboradores precisam de mais ação e menos reunião. Quando for marcada, a pauta deve ser definida com antecedência e reforçar aos participantes que devem ser objetivos, já com o relatórios pré-definidos e com sugestões para a solução de problemas. Os encontros não devem extrapolar 30 minutos, justamente para não prejudicar a produtividade da equipe.

Capacite sua equipe: Funcionários capacitados, equipe motivada e uma maior sinergia são algumas das vantagens em investir na educação e treinamentos da equipe, além de melhorias na qualidade de seus produtos/serviços, maior lucratividade e clientes mais satisfeitos. Veja mais no artigo Capacitação profissional: o sucesso em via de mão dupla

Quer saber mais? Conte comigo, Cíntia Félix

Se a sua empresa precisa de uma guinada para que sua equipe consiga atingir melhores resultados e aumentar a produtividade, conte comigo. Ofereço soluções com palestras e capacitações com foco em: liderança, atendimento ao cliente, trabalho em equipe, além de treinamentos customizados para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato.
Por Cíntia Félix 31 de dezembro de 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 de dezembro de 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 de dezembro de 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 4 de dezembro de 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 de novembro de 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 13 de novembro de 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 6 de novembro de 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 de outubro de 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 de outubro de 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Por Cíntia Félix 16 de outubro de 2019
Ao longo da carreira de muitas pessoas, o bom desempenho e a busca constante por resultados são fortes medidas para a realização profissional.
Show More
Share by: