Onde existem pessoas, existem diferentes opiniões, temperamentos, pontos de vista e comportamentos. Sincronizar tudo isso para o alcance dos objetivos do negócio e preservar o relacionamento entre os envolvidos não é tarefa simples.
Por mais experiente e bem relacionado que o profissional seja, conviver com as diferenças é um dos maiores desafios no ambiente de trabalho.
Quando não há consenso de ideias, falha na comunicação, desrespeito e falta de empatia, o ambiente tende a se tornar cada vez mais conflituoso para equipe. Competição, fofocas, abuso de autoridade, relacionamentos frágeis e insatisfação, são alguns dos problemas enfrentados pelas empresas quando não há gestão de conflitos.
Gestão de conflitos
é um conjunto de ações eficientes, técnicas e práticas que tem como objetivo
solucionar divergências e enfrentamentos entre pessoas e equipes, obtendo resultados positivos para ambos. Além de ser utilizada no mundo dos negócios, a Gestão de Conflitos pode ser de grande valia em diversas áreas de nossas vidas, como nos círculos familiar e social.
Uma empresa que lida com a gestão de conflitos sabe que
as divergências funcionam como motores de transformação. Verdadeiras mudanças ocorrem após choque de ideias e interesses entre os envolvidos. Negócios de sucesso conquistam o ápice através de muito trabalho, disciplina... e conflitos. No entanto, é necessário que o gestor saiba atuar com perspicácia, imparcialidade e busque sempre pela melhoria dos resultados.
Confira as dicas para uma gestão de conflitos eficaz:
Comunicação:
Favoreça a troca de informações para evitar ruídos e outras falhas na comunicação. Reuniões produtivas para a exposição de ideias é uma boa estratégia. Utilize canais de comunicação como e-mails, informativos e aplicativos específicos.
Empatia:
Procure entender seus colegas de trabalho. Se algum colega cometeu um erro, evite criticar e procure compreender de forma racional o que o levou à falha. Tente imaginar como você gostaria de ser tratado naquela circunstância.
Identificação e solução do problema:
Se existem divergências, procure identificar a raiz do problema e entender todos os posicionamentos. Geralmente as pessoas pensam de forma diferente, mas a solução tende a ser parecida. Não pense que essa é uma tarefa fácil, pois a negociação envolve diversas variáveis.
Cooperação:
Mostre aos seus colegas de equipe que a solução de um problema depende de um trabalho conjunto. Não busque culpados, busque eliminar o problema para que a equipe volte a atuar com sinergia.
Feedback:
Todos os membros da equipe são responsáveis pelo processo de feedback, não apenas o gestor. Percebeu algum acerto ou falha? Ofereça feedback para que tal comportamento seja reforçado e/ou aprimorado. O feedback gera relações de confiança, reduz a incidência de conflitos e fortalece a equipe.
Coaching: Através do processo de coaching é possível capacitar o profissional e/ou a equipe para a gestão de conflitos. Com o desenvolvimento de habilidade, por meio de técnicas e ferramentas adequadas, vamos favorecer a mudança comportamental, além da melhora na convivência com respeito, cooperação e harmonia.
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