É comum criar expectativas depois de estabelecer projetos de carreira. A expectativa nos ajuda a enxergar o objetivo final, no entanto, quando muito alta, ela nos cega e impede a criação de planos alternativos diante de imprevisto, aumentando as chances de frustração. Seja em seu negócio ou no mercado de trabalho, muitas pessoas não estão preparadas caso o “pior” aconteça.
No dicionário Michaelis, a palavra frustração é definida como: “estado ou condição de um indivíduo quando se vê impedido (por si mesmo, por outra pessoa ou situação) de atingir a satisfação de uma necessidade de ordem pulsional”, ou seja, ela acontece quando não se alcança uma meta ou um objetivo que fora traçado.
Estamos condicionados a ver o fracasso como inadmissível.
O que é um erro, já que somos humanos e estamos sujeitos a falhas. O fracasso, apesar de incômodo, carrega em si todas as respostas para um futuro acerto. Aprender com as tentativas, identificar a origem dos erros, fazer adaptações e mudar de estratégia são os ingredientes para a construção do sucesso.
Quem utiliza o erro como um aprendizado, tende a trilhar outro caminho sem repetir a falha anterior. Profissionais bem sucedidos, já fracassaram em várias ocasiões antes de atingir o sucesso.
Se você já passou por algum tipo de frustração, mas tem dificuldades para recomeçar, separei algumas dicas muito importantes para ajudar você dar a volta por cima:
Autoanálise:
O que aconteceu? Revise a situação completa. Verifique se os esforços foram suficientes para a execução da tarefa. O que você poderia ter feito diferente?
Quando uma solução não é bem direcionada, as chances de haver uma nova frustração são maiores.
Aprenda a lidar com os erros:
Erros vão acontecer uma hora ou outra e você é muito maior do que eles. Identifique-os, entenda as causas e faça as devidas correções. Quando uma lição é aprendida, já é considerada um passo importante. Transforme frustrações em lições.
Busque soluções:
Abuse da criatividade, pense em alternativas. Imagine empecilhos, escreva tudo o que possa impedir que o planejado flua. Quando se tem clareza dos obstáculos, melhores alternativas são criadas e menores as chances de falhas e frustrações.
Peça feedbacks:
Há mais pessoas envolvidas no processo? Peça feedbacks. Escute o que elas têm a dizer sobre o seu desempenho e melhore sua autopercepção. Muitas vezes o olhar do outro nos ajuda a entender a nos mesmos e a corrigir comportamentos antes não percebidos.
Busque auxílio:
Se você perceber que a frustração está interferindo em sua saúde emocional e desempenho pessoal é importante buscar auxílio. Converse com amigos, familiares e/ou procure um psicólogo. Pedir ajuda é para pessoas fortes. O suporte emocional é fundamental para que você retome seus objetivos profissionais.
Conte comigo, Cíntia Félix, para ajudar você a lidar com a frustração.
Através do coaching você e sua equipe serão orientados para resultados, estimulados a pensar, planejar, agir e reagir numa relação pautada por parceria. O resultado será extraordinário.
Entre em contato.