Sua vida está cheia de problemas? Pensou em abrir um negócio, mas ninguém te ajuda? Tem dificuldades de aprendizagem porque o professor não explicou direito? Não consegue pagar as contas porque o seu rendimento é baixo e o Governo anunciou aumento de impostos? Seu trabalho não está rendendo porque o seu chefe não te escuta, seus colegas de trabalho perderam o respeito profissional? Se a resposta para uma ou todas as perguntas acima for sim, lamento informar, mas você não é vítima de todos esses problemas. Seus pais, seu chefe, seus colegas e o Governo não são culpados pelo seu baixo desempenho, nem por sua situação financeira. É hora de olhar para si e entender os entraves do seu sucesso.
Você precisa trabalhar a autorresponsabilidade.
Autorresponsabilidade é a capacidade de assumir e voltar para si todas as ações, resultados e fatos que acontecem em sua vida, independente se positivos ou negativos. Em resumo:
é a crença de que você é o responsável por tudo o que acontece em sua vida. É uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas que exige dedicação, vontade e disciplina.
Desde cedo, por medo das consequências, criamos o péssimo hábito de transferir a culpa para os outros ou para fatores externos como justificativa de nossas falhas. É tão comum que fazemos isso sem perceber. No entanto, ao deixar de assumir nossos erros, perdemos não só a oportunidade de corrigi-los, como também o controle sobre diversas situações de nossas vidas.
Trabalhar a autorresponsabilidade desenvolve a autonomia e a autoestima, favorece a saúde emocional e possibilita o alcance de resultados surpreendentes. Tudo porque você assume as rédeas da sua vida, entente que os resultados conquistados, são frutos de comportamentos que você mantém. Por mais difícil que seja a situação, agindo com autorresponsabilidade você consegue pensar em estratégias que dependam apenas de você para que a situação seja amenizada ou que haja resultados melhores.
Quer desenvolver a autorresponsabilidade? Separei algumas dicas para você:Não se faça de vítima:
Nem sempre é fácil lidar com algumas situações, mesmo assim, não gaste sua energia se fazendo de vítima. Além de não reverter a situação, você vai se fragilizar ainda mais e incomodar as pessoas que estão a sua volta. Se admire, seja maior que os seus problemas.
Pare de reclamar:
Quem reclama da vida, além de se tornar uma pessoa azeda e tóxica, não vai chegar ao lugar nenhum. Ao invés de reclamar, procure a melhor forma de resolver. Você vive o que permite viver, se algo não lhe agrada, saia da situação.
Não busque culpados:
Claro que muitas pessoas e situações interferem no que acontece em nossas vidas, mas você é o único responsável por suas reações e comportamentos. Independente de quem seja o culpado, quem pode mudar a história é você.
Não crie desculpas:
Justificar não evita, nem conserta o erro. As desculpas só te afastam daquilo que você deseja.
Seja responsável por si mesmo:
Você é responsável por todos os seus resultados. Está incomodado? Faça diferente. Tudo depende de você. Assuma seus erros e os corrija, comemore suas vitórias e orgulhe do caminho que você tem construído. Pratique a autorresponsabilidade.
PRECISA DE AJUDA? CONTE COMIGO, CÍNTIA FÉLIXAgir com autorresponsabilidade favorece o alcance de resultados de forma sustentável e o melhor é que a ela pode ser desenvolvida. O processo de coaching de carreira individual e os treinamentos para a sua equipe, possibilitam o desenvolvimento de comportamentos autorresponsáveis.
Entre em contato e saiba mais.