Blog Post

Trabalho x Emprego: você sabe distinguir?

  • Por Cíntia Félix
  • 07 dez., 2018

Exercer uma função por vocação ou por dinheiro? Descubra as diferenças entre trabalho e emprego

Você tem um trabalho ou um emprego? Seja no cargo atual ou empreendendo você sente prazer em sua profissão ou tem calafrios só de pensar em suas atividades? Tem orgulho de dizer com o que trabalha ou só faz o que faz profissionalmente pensando apenas no ganho financeiro?

Muitas pessoas acreditam que trabalho e emprego é a mesma coisa, mas não são. Por mais que pareçam, existem grandes diferenças.

O trabalho está vinculado ao propósito de vida, a trajetória e aos valores pessoais. Todos nós desenvolvemos várias aptidões e competências ao longo da vida que podem ser ou não, utilizadas profissionalmente, aprimoradas através da experiência no mercado. Um bom exemplo é o trabalho voluntário: as pessoas fazem por amor, por acreditar que estão colaborando por uma causa maior. Outros têm como hobby o artesanato: produzem por prazer e não ganham a vida através desta atividade. O trabalho não tem como base a recompensa financeira, mas pode ser remunerado.

Por outro lado, o emprego é uma atividade remunerada e o profissional não necessariamente precisa gostar do que faz. Muitas pessoas já passaram e passam por essa situação: trabalham pelo salário e benefícios, mas se sentem insatisfeitos e infelizes profissionalmente.

Já dizia o sociólogo Max Weber: “O trabalho enobrece o homem”. Quando se sente prazer no que faz, há maior dedicação e desenvolvimento de competências. Por outro lado, passar parte do seu tempo na rotina do emprego ruim, deixa a vida monótona gerando estagnação, frustração, estresse e incapacidade. A insatisfação profissional fica evidente e prejudica todas as outras áreas da vida.

O trabalho pode se tornar fonte de renda e o emprego pode se tornar um trabalho. Acredite, isso pode ser mais simples do que você imagina:

  • Avalie a sua situação atual; 
  • Verifique se você tem um trabalho, um emprego ou os dois;
  • Busque entender o porquê você faz e se sente bem por isso; 
  • Descubra o impacto que o seu trabalho gera;
  • Pense em quais situações você se sente realizado profissionalmente; 
  • Verifique se há conexão entre você, sua profissão e a empresa em que presta serviço ou representa; 
  • Imagine a sua vida profissional daqui a dez anos;
  • Respeite seus valores.

Além de preencher o tempo, o trabalho possibilita o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, contribui para a manutenção da saúde física, emocional e, ainda, proporciona condições financeiras para gerir a vida. O trabalho também gera autonomia, sentimento de pertença, interação social e aprendizado.

Quando você entender a razão do seu trabalho, tudo ficará mais simples, inclusive vai aprender a lidar com a necessidade de aceitar um emprego até ter condições de transformar o seu trabalho em uma fonte de renda.

Se você tem dúvidas e dificuldades sobre trabalho e emprego na sua carreira, posso ajudar com o processo de coaching de carreira que visa desenvolver o autoconhecimento, competências comportamentais e técnicas essenciais para o alcance de seus objetivos. A vida acontece daqui pra frente. Entre em contato.
Por Cíntia Félix 31 de dezembro de 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 de dezembro de 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 de dezembro de 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 4 de dezembro de 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 de novembro de 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 de novembro de 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 de novembro de 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 6 de novembro de 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 de outubro de 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 de outubro de 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Show More
Share by: