O ano vai chegando ao fim e, com ele, começam as promessas para 2019: frequentar a academia, mudar a alimentação, aprender um idioma, fazer investimentos, abrir o próprio negócio, treinar sua equipe, enfim, inúmeros desejos que na maioria das vezes não saem do papel por um simples motivo: o
hábito.
O hábito é um conjunto de ações que repetimos com frequência e regularidade. Começa, de forma inconsciente, através de um desejo ou busca por uma determinada sensação. Aprender a dirigir um veículo, estudar ou tocar um instrumento musical exige persistência e repetição até o cérebro ser programado a executar sem consumir tanta energia.
Para se ter uma ideia,
40% das nossas atividades diárias são hábitos. Como dizia Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente. Portanto, a excelência, não é um modo de agir, mas um hábito”. Resumindo:
Você é o resultado da sua rotina.
Realizados de maneira consciente, os hábitos podem ser mudados ou, até mesmo, extintos. Uma pessoa fumante está condicionada ao consumo do cigarro que, por mais prejudicial que seja, oferece prazer no intervalo de trabalho, em momentos de grande estresse ou na descontração com amigos. Parar de fumar, assim como qualquer outro hábito negativo, não é uma tarefa fácil e exige motivação, planejamento, prazo e muita disciplina.
O primeiro passo para conseguir modificar o hábito é identificar os três elementos do processo: o
GATILHO
que dispara o hábito (pode ser um lugar, cheiro, horário, estado emocional, outra pessoa); a
ROTINA
que sugere o comportamento e a
RECOMPENSA
(o que você sente ao se comportar desta forma) que você tem.
Hábitos só podem ser criados e/ou alterados se houver rotinas e recompensas. Por exemplo, se você deseja ir à academia todas as manhãs, uma sugestão é preparar a roupa, o lanche no dia anterior e ativar o despertador. Criando esta rotina, automaticamente, o seu corpo e sua mente vão condicioná-lo a não dispensar a atividade física matutina. Da mesma forma, a sensação de bem estar e de dever cumprido, o corpo saudável e a mudança estética serão as recompensas do novo hábito. Vale ressaltar que um hábito positivo leva a outro hábito positivo, ou seja, praticando atividade física, é comum que você adote uma alimentação saudável para acelerar os resultados.
Os hábitos estão presentes, inclusive, no cotidiano das empresas. Muitos acreditam que elas têm o controle de todo o seu funcionamento, mas na realidade, a rotina das organizações é o resultado de ações repetitivas. Por isso é tão importante ter consciência dos hábitos desenvolvidos pela equipe para mantê-los ou substituí-los de acordo com os objetivos do negócio.
Desenvolver um novo hábito é um desafio para a maioria das pessoas. Caso você e sua equipe precisem de um suporte, contem comigo, Cíntia Félix. Através de técnicas e ferramentas utilizadas nas palestras, treinamentos e processos de coaching, vamos juntos identificar e desenvolver hábitos condizentes com os seus objetivos para alcançar o sucesso.
Você procura por mudança?
Entre em contato e marque uma visita.