Blog Post

Não caia na procrastinação

  • Por Cíntia Félix
  • 28 nov., 2018

Deixar tudo para depois pode atrasar projetos de vida, afetar a produtividade e a saúde. Confira dicas para escapar desta armadilha

Falar um segundo idioma, mudar de área, conhecer aquele país, marcar a reunião com o cliente, elaborar o relatório. “Daqui a pouco”, “Deixa para mais tarde”, “Amanhã eu faço”, “Ah, hoje não deu”, “Do ano que vem não passa”... e tudo acaba ficando para trás, dando espaço à angústia, à vergonha, à frustração e à tristeza, sentimentos bem comuns para quem se torna vítima da procrastinação.

Procrastinação é o comportamento de prolongar, adiar ou mesmo atrasar tarefas. Pode-se tornar um hábito, comprometer o desempenho pessoal e profissional, além de impedir o alcance de objetivos.

Geralmente, procrastinamos diante atividades grandes, complexas, difíceis (que exigem muito esforço, conhecimento e comprometimento), porque não há identificação pessoal (não faz sentido para a pessoa), má gestão do tempo ou simplesmente por hábito. Sim, é possível se acostumar a deixar tudo para depois.

Em alguns casos, o hábito de procrastinar se transforma em procrastinação crônica, afetando a saúde física e emocional da pessoa.

Separei algumas dicas para ajudar você a se livrar dos perigos da procrastinação:

Reavalie seus objetivos: Verifique se seus objetivos ainda fazem sentido para você. Pense no que irá sentir, ser ou estar após o alcance deles. 

Faça um checklist: Defina metas diárias e liste as tarefas que você costuma procrastinar. Quando você estabelece um prazo, sua produtividade tende a aumentar.

Planeje o seu dia:
Estabeleça horário fixo para executar suas atividades. Defina quais serão as tarefas prioritárias. 

Divida seu projeto:
Focar um dia para terminar uma enorme e difícil tarefa pode provocar procrastinação. Divida seu projeto em partes pequenas e defina um prazo para cada etapa. Lembre-se: fazer uma pequena parte do projeto, uma hora por dia, é muito melhor que não fazê-lo.

Não perca o foco:
Celular, redes sociais, e-mail e qualquer outro tipo de distração que costuma roubar o seu tempo deve ser eliminado do seu dia a dia. No caso do celular, reserve um momento para checar o telefone, preferencialmente após o término de alguma atividade. 

Use ferramentas:
Agendas, lembretes, post-it's e aplicativos específicos são ótimas ferramentas para marcar compromissos, horários e gerenciar o tempo de forma prática, produtiva e motivacional, evitando que você se disperse em outras atividades sem importância. 

Crie recompensas:
Quando conseguir cumprir todas as tarefas definidas no dia, dê-se um prêmio por isso. Abuse da automotivação.

Sinta-se se bem:
Pense na satisfação, no prazer e na sensação de dever cumprido que terá quando terminar a tarefa.


PRECISA DE UM AUXÍLIO? CONTE COM CÍNTIA FELIX.

Eu posso ajudá-lo através do coaching de carreira, palestras e treinamentos para você ou sua equipe aprenderem todas as técnicas para vencer a procrastinação. Entre em contato.
Por Cíntia Félix 31 dez., 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 dez., 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 dez., 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 04 dez., 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 nov., 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 nov., 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 nov., 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 06 nov., 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 out., 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 out., 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Show More
Share by: