Campeões de audiência, esses reality shows trazem lições preciosas como liderança, trabalho em equipe e educação financeira
Reality show: Gênero de programa televisivo, originalmente criado nos Estados Unidos, no qual participam cidadãos comuns que foca o cotidiano das pessoas e assuntos polêmicos. Esse tipo de atração chegou ao Brasil por volta do ano de 2000 e se tornou bastante popular, principalmente, com o Big Brother.
Anos depois, os reality shows se diversificaram e se tornaram referência para o mundo dos negócios, envolvendo diversos assuntos como: vender uma superideia, ser sócio de uma megaempresa, pedir socorro ao seu negócio ou desafogar as dívidas que de uma simples marolinha viraram um gigantesco tornado.
Desta forma, vamos falar sobre os cinco reality shows no tema desta semana do "Top's da Cíntia". São atrações que, apesar de ter o objetivo de entreter o telespectador, oferecem lições bastante preciosas do mercado de trabalho, como o empreendedorismo, o trabalho em equipe, liderança, investimento e saúde financeira, criatividade, entre muitas outras. Pegue o controle remoto e “up”!!!
O Aprendiz (Record/Band)
Fenômeno de audiência nos Estados Unidos, a versão brasileira do reality show de negócios é comandada por Roberto Justus desde 2004 (exceto 2010 e 2011 que tiveram João Dória à frente da atração) e se tornou uma febre para empreendedores, estudantes universitários e profissionais de diversas áreas.
No programa, candidatos são divididos em duas equipes e enfrentam uma série de tarefas que envolve vendas, marketing, ações beneficentes, publicidade, gerenciamento de negócios, entre outros. Cada equipe escolhe um líder e, em prazo bem curto, precisa realizar sua tarefa relacionada ao mundo corporativo, lidando muitas vezes com volumosas quantias em dinheiro. Após a conclusão da tarefa, Roberto Justus, juntamente com seus conselheiros, revelam os resultados, nomeiam e premiam a equipe vencedora.
A equipe derrotada, posteriormente, é enviada a uma sala de reunião onde enfrentará uma avaliação detalhada pelo apresentador. E será nesse momento que o programa vai garantir fortes discussões calorosas envolvendo os participantes, o líder da equipe e Roberto Justus sobre o mau desempenho da prova que culminará na escolha do candidato e na frase mais famosa do programa: “Você está demitido”.
Apesar de ser um programa de entretenimento, “O Aprendiz” é uma verdadeira aula sobre o mundo dos negócios. Dentre as inúmeras lições, estão a importância do bom planejamento; a coordenação, organização e o trabalho da equipe; as técnicas de comunicação e de expressão; saber ser um líder firme e que saiba controlar os conflitos da equipe durante a execução da tarefa; além das técnicas de venda e de negociação.
O Sócio (History Channel)
Produzido pela TV americana CNBC, o reality show é apresentado pelo bilionário Marcus Lemonis que visita pequenas empresas com dificuldades financeiras ou de gestão. Após fazer uma análise sobre a situação, o empresário oferece uma participação societária, junto com investimentos e sua experiência para salvar o negócio da falência.
O reality show é considerado um grande sucesso e também um dos mais caros, já que Lemonis investiu mais de sete milhões de dólares de sua fortuna pessoal nessas companhias. “O Sócio” traz uma série de aprendizados para empreendedores: a busca por um diagnóstico preciso na empresa, a identificação de falhas, a automatização nos processos, o gerenciamento de pessoas, mudanças da identidade da empresa e a reformulação da linha de produtos/serviços.
Ao longo dos episódios, Lemonis assume a frente dos funcionários, realiza promoções (e até demissões) e propõe mudanças da identidade da empresa. Apesar das boas intenções, o bilionário só entra em um negócio quando sabe que há possibilidade de mudar a situação, o que muitas vezes, pode significar bater de frente com os donos do empreendimento e exigir mudanças drásticas para fazer o negócio ir para cima.
Shark Tank Brasil (Band/Sony Channel)
Também importado dos Estados Unidos, o programa teve a sua versão brasileira criada pela Sony e está na quarta temporada. O programa mostra empreendedores de diversas áreas que apresentam modelos de negócio aos investidores "tubarão". Candidatos ao investimento desejado são desafiados e questionados sobre os números do negócio e, em caso de aprovação, podem receber a proposta de um ou mais tubarões em troca de uma participação percentual.
Apesar da seriedade dos negócios, o reality show envolve bom humor, descontração entre os participantes e histórias de superação de quem se arrisca ao empreendedorismo. Dentre os “tubarões” que participaram de todas as temporadas brasileiras estão: Caito Maia, criador da Chilli Beans; Cristiana Arcangeli, empresária de moda, beleza e bem-estar; João Appolinário, presidente da Polishop; e Camila Farani, um dos maiores nomes em investimento-anjo do Brasil.
O programa é uma verdadeira aula de negociação, investimentos e muita inovação. Para quem deseja futuramente oferecer participação nos negócios, aprenderá a ter uma definição da valuation (valor real da empresa), a elaborar um bom plano de viabilidade de negócios, além das grandes lições de empreendedorismo com os tubarões.
Masterchef (Band)
Comandado por Ana Paula Padrão e, tendo como destaque, os jurados Eric Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, o reality show é um grande sucesso na TV aberta. Participantes enfrentam duros desafios na cozinha, criando novas ideias a temas referentes a um tipo de ingrediente, a uma culinária regional ou cozinhando para um grande número de pessoas sempre diante da pressão contra o tempo e sob uma análise fria, crítica ou, até mesmo, destrutiva dos três jurados.
A cada semana, um participante é eliminado do programa. O grande vencedor leva um prêmio em dinheiro de R$ 250 mil reais; uma bolsa de estudos de técnicas tradicionais da culinária francesa na Le Cordon Bleu, em Paris, além do troféu MasterChef.
No mínimo, você deve estar se perguntando: por que um programa de culinária estaria neste Top 5? Materchef é um reality show que, acima de tudo, mostra como ter criatividade, jogo de cintura, trabalho em equipe, liderança, tudo isso com um tempo cronometrado e sob uma pesada pressão dos jurados (uma típica rotina dentro de um restaurante). São situações bastante comuns que servem como aprendizado para o dia a dia e como um guia de sobrevivência no caótico mundo dos negócios.
Me poupe! com Nathalia Arcuri (Youtube e Band)
Desde a infância, Nathalia Arcuri (“Nath”) tinha sonhos e já fazia poupança para conquistá-los, como ter o seu primeiro carro que foi adquirido aos 18 anos. Pouco tempo depois, a empresária foi adquirindo conhecimentos na área de educação financeira e, mais tarde, criou o “Me poupe!”, o maior canal de entretenimento financeiro do mundo, atualmente, com mais de quatro milhões de inscritos no Youtube. Em sua plataforma, Nath fala sobre os segredos por trás das mentes endividadas, investimentos, perfis de investidores e também dá algumas dicas práticas pra que qualquer pessoa consiga ter uma vida financeira equilibrada.
Em 2019, o “Me poupe!” lançou uma temporada-relâmpago do reality show que leva o mesmo nome. Nath ajuda uma participante, através de dicas, disciplina e vários “puxões de orelha” a fim de diminuir seus gastos, a aumentar sua receita e a equacionar suas dívidas.
Em outubro, o programa vai estrear uma nova temporada, que também será transmitida pela Band, na TV aberta. Com doze pessoas endividadas, Nath terá a missão de ajudá-la a saírem do buraco e a começarem a investir. Assim como na internet, o reality show vai propor provas para os candidatos atingirem as metas estabelecidas pela apresentadora.
As inúmeras lições de educação financeira de Nathalia Arcuri são extremamente essenciais para o sucesso não apenas para a vida pessoal, mas também para o meio profissional. Empreendedores sempre precisam de um auxílio extra para conseguir obter a melhor forma de gerir financeiramente seu negócio, assim como saber direcionar seus investimentos que garantam uma boa reserva financeira tanto para a empresa quanto para o gestor.
E você, gostou do artigo? Algum programa que você tanto gosta poderia estar nesta listinha? Deixe aqui o seu comentário... e compartilhe com os amigos.
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial