Qual foi a última vez que você ofereceu, recebeu ou pediu algum feedback, seja ele pessoal ou profissional? Infelizmente, o feedback ainda continua sendo um tabu na nossa sociedade. Muitas pessoas têm dificuldade de receber e oferecer feedback.
Também conhecido no português como “realimentação”, o feedback é uma avaliação realizada tanto do gestor quanto de seus subordinados, com o objetivo de dar um retorno para alinhar expectativas, os pontos a serem melhorados e reforçados, enfim, de falar para uma pessoa aquilo que está funcionando ou não. Apesar de parecer uma conversa reservada, essa poderosa ferramenta ajuda a potencializar o desenvolvimento pessoal e profissional para que seus objetivos possam ser alcançados.
Para haver mudança, é importante que a pessoa esteja ciente de seu comportamento que foi assertivo ou não, para que ela dê manutenção ou o modifique, conforme o objetivo da equipe, da empresa e da relação que ela está inserida.
Podemos pensar em feedback como um semáforo:
O sinal verde
é o feedback de reforço; elogiar uma atitude que teve um impacto positivo e que gostaríamos que ele se repetisse. Por exemplo: "Nossa, o seu comportamento X foi bacana por isso, isso e isso. Parabéns! São através dessas atitudes que a gente consegue atingir os nossos objetivos. Siga em frente”. Significa reforçar o comportamento da pessoa que está sendo avaliada.
O sinal amarelo, também conhecido como o feedback de atenção: quando você percebe que a pessoa está tendo um comportamento prejudicial ao seu desempenho mas que pode ser corrigido e aprimorado. Por exemplo: A pessoa está chegando todos os dias, cinco minutos atrasada. Você percebe que, se ela continuar desta maneira, a tendência é que ela se atrase dez... quinze minutos. Desta forma, você oferece um feedback de atenção ou de melhoria para que ela se atente ao comportamento que está sendo repetitivo e pode prejudicá-la em um futuro breve.
E, para finalizar, o feedback que a gente mais recebe é o sinal vermelho: parar com determinada conduta. É aquele comportamento ou erro que prejudicou os resultados da empresa e/ou da equipe. A pessoa precisa parar aquele comportamento imediatamente, para que não prejudique ainda mais os resultados, o seu desempenho ou a relação com os demais profissionais.
O Feedback contínuo
O feedback constante fortalece a relação entre o gestor e os profissionais além de contribuir para o clima da empresa. Trata-se de uma excelente oportunidade de desenvolvimento, de alinhamento de expectativas e consolidação de resultados.
Quando o feedback passa a fazer parte da rotina de trabalho, as pessoas desenvolvem a autorresponsabilidade e o compromisso com o desenvolvimento dos membros da equipe, o que facilita o alcance dos resultados empresariais.
A avaliação de desempenho, que nada mais é do que a formalização do feedback, só faz sentido se os feedbacks forem constantes e pontuais durante todo o ano. Caso contrário, se tornará apenas mais uma burocracia administrativa.
Como aproveitar o feedback?
Para melhor aproveitar um feedback é importante ouvir o que está sendo dito. Ao invés de discutir, ouça, anote, compreenda o ponto de vista, tire suas dúvidas, se avalie, agradeça e demostre interesse de desenvolvimento.
Perguntas também podem ser feitas durante a avaliação, desde que, o objetivo seja entender o que está sendo dito. Se você achar indispensável se defender, escolha outro momento e solicite uma conversa com a pessoa envolvida.
Eu, particularmente, valorizo muito receber um feedback e acredito que quando a pessoa o oferece, ela está preocupada com o nosso desenvolvimento. E quanto mais a gente souber oferecer e receber os feedbacks, mais vamos aprender e melhorar nosso desempenho.
Vou deixar uma tarefa para você: ofereça algum feedback no dia de hoje. Pode ser para qualquer pessoa, inclusive para mim: fale o que você achou do texto, curta, deixe seu comentário e compartilhe... e peça feedback também. O que você precisa saber das pessoas que estão próximas a você para que o seu desempenho melhore cada vez mais?