Blog Post

Os Top's da Cíntia: Cinco TED Talks imperdíveis

  • Por Cíntia Félix
  • 28 ago., 2019

No tema deste mês, cinco sugestões de TED Talks com ideias sobre empreendedorismo, psicologia, educação financeira e criatividade

Saudações. Mais um fim de mês e como manda a tradição aqui no Blog, vou disponibilizar mais uma listinha do meu “Top Five”. Para você que gosta de assistir palestras e séries de conferências em um tempo mais curtinho.

As TED Talks, apresentações que duram em média 18 minutos por grandes executivos, CEO's e personalidades famosas sempre com “ideias que merecem ser espalhadas” nos mais variados temas. Pensando nisso, fiz uma seleção de TED inspiradores com grandes ideias sobre empreendedorismo, psicologia, educação financeira e criatividade. Vamos lá?
Escolas Matam a Aprendizagem - Murilo Gun

Nesta conferência, Murilo Gun ilustra de uma forma divertida, a ideia de que todos nós fomos educados a acreditar que a vida é feita de duas fases: estudar e trabalhar. Que passamos vinte anos estudando para entrar no mercado de trabalho e os outros quarenta dedicados ao ofício. O problema dessa lógica é que o mundo profissional, para o qual nos preparamos, é completamente diferente daquele a que fomos preparados a desafiar.

Murilo assim destaca três conceitos na atualidade: A da esteira rolante, onde o mundo não pára, nem desacelera; o do cinto do Batman, ao qual podemos desenvolver habilidades genéricas; e a teoria da “Cauda Longa” que defende a ideia de que antigamente tínhamos limitações para acessar o conhecimento no mundo físico e que isso mudou graças à tecnologia que tornou livre o acesso a vários tipos de conteúdo para o aprendizado.

Murilo Gun é formado em Administração, com MBA em Gestão e dá palestras divertidas sobre criatividade, inovação e empreendedorismo.
Amy Cuddy - A linguagem corporal molda quem você é

Nesta TED Talk, a psicóloga social Amy Cuddy fala da importância em entender a linguagem corporal e como invocar a motivação na hora certa, além de mudar a percepção de outras pessoas, simplesmente mudando as posições do corpo.

“Fazemos julgamentos radicais e inferências a partir da linguagem corporal. E esses julgamentos podem prever verdadeiras vidas pela frente. como quem contratamos ou promovemos, quem chamamos para um encontro”, afirmou. Cuddy também fala sobre a influência das linguagens não verbais e de reações hormonais como a testosterona (hormônio do dominante) e o cortisol (hormônio do stress) que podem até ter um impacto nas nossas chances de sucesso.

A psicóloga também relata um exemplo de superação quando sofreu um acidente de carro que provocou um grave ferimento na cabeça e chegou a ouvir dos médicos que ela não teria capacidade para terminar a sua graduação. Cuddy conseguiu provar que eles estavam errados. Atualmente, ela é uma das bem sucedidas pesquisadoras sobre o comportamento humano na Harvard Business School.
O poder do não e o dinheiro - Nathalia Arcuri

Empresária, jornalista, educadora e coach financeira, Nathalia Arcuri fala sobre os segredos por trás das mentes endividadas e também dá algumas dicas práticas pra que qualquer pessoa consiga ter uma vida financeira equilibrada. Com apenas 8 anos, a empreendedora se propôs ao primeiro grande desafio financeiro: Comprar um carro quando completar 18 anos.

“Se não tiver metas, mas não tiver paixão por aquilo, seus objetivos não serão alcançados. Seu propósito é o que move para a realização dos nossos sonhos. Quando você gasta menos tempo e menos dinheiro com aquilo que é menos importante, sobra dinheiro. E se souber investir, você enriquece”.

Dez anos após a primeira grande conquista, Nathalia transformou seus conhecimentos adquiridos em horas de estudo e se especializou em educação financeira e planejamento financeiro pessoal. Em 2013, criou o Blog e Canal Me Poupe! que une entretenimento, humor e didática, transmitindo dicas sobre finanças pessoais.
A morte é um dia que vale a pena viver - Ana Claudia Quintana Arantes

Aliviar a dor e o sofrimento de doentes e familiares: Este é o trabalho diário da médica Ana Claudia Quintana Arantes, especialista em Cuidados Paliativos. A médica também foi a responsável pela implantação das políticas assistenciais de Avaliação da Dor e de Cuidados Paliativos do Hospital Israelita Albert Einstein

Ana Claudia fala da importância desta área que envolve a proteção contra o sofrimento, a natureza de uma doença grave, incurável, fora de tratamento de controle e que está em progressão. Também menciona os cinco tons de sofrimento (físico, emocional, espiritual, social e familiar) e a terminalidade que deve ser definida como uma doença que está progredindo e seguindo seu curso natural.

Por outro lado, a médica também apresenta a missão de resgatar a biografia de pacientes, de trazer a eles o tempo para se dedicar a quem dá importância. Para Ana Claudia, nada pode ser mais íntimo do que compartilhar com alguém o processo ativo da morte. Quem está morrendo buscará o sentido de estar ali: virão dos questionamentos, dos medos, das verdades, dos arrependimentos e das ilusões.
O poder de desafiar o não - Joana Felix

Filha de uma empregada doméstica, a história de superação de Joana d'Arc é digna de um filme. A cientista brasileira aprendeu a ler com apenas 3 anos e meio, entrou na primeira série com 4 anos e, já aos 14, foi aprovada no curso de Química da Unicamp, além da USP e Unesp. Ao longo deste período, Joana enfrentou várias desavenças como o racismo, a fome e nunca desistiu. Usou todo tipo de preconceito como um estímulo para tirar as melhores notas da sala.

Joana conseguiu uma bolsa de iniciação científica e terminou a graduação aos 17 anos de idade. Fez o mestrado com um projeto da Petrobras na cidade de Paulínia e aos 19 anos foi estudar na Carolina do Sul, nos EUA, conhecido como um estado racista e berço da Ku Klux Klan, onde mais uma vez sofreu com o racismo explícito, mas esteve forte junto aos seus princípios e conseguiu concluir o mestrado. Ao longo de sua trajetória, Joana sempre deu “não” ao vitimismo e enfrentou todas as humilhações para conquistar seus propósitos de vida e a fazer essa bela história de superação.
E aí, gostou das sugestões? Faltou alguma? Deixe aqui seu comentário.
Por Cíntia Félix 31 dez., 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 dez., 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 dez., 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 04 dez., 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 nov., 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 nov., 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 nov., 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 06 nov., 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 out., 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 out., 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Show More
Share by: