Um currículo que apresenta boa formação acadêmica e amplas experiências profissionais, nem sempre garante a contratação do candidato. Perguntas que parecem bastante comuns em uma entrevista de emprego podem desnortear muitos prtetendentes ao cargo e prejudicá-los durante esta etapa do processo seletivo.
A realidade é que não existe resposta certa ou errada no questionamento dos recrutadores, mas é necessário estar atento a pequenos detalhes que podem ser determinantes para o candidato ao longo da entrevista. Apesar de cada organização e setor funcionarem de formas distintas, é possível se preparar para garantir uma boa impressão na entrevista de emprego e conquistar uma excelente oportunidade.
Foi convidado para um processo seletivo? Ótimo! Eu tenho algumas dicas para ajudar você nesta preparação:
Busque informações sobre a empresa:
Procure saber o máximo possível sobre a organização: A história, o negócio, o que eles fazem, o número de funcionários, se tem filiais, parcerias com outras empresas, enfim... quanto mais informações você obtiver sobre a companhia e sobre esta oportunidade, maiores são as chances de você se dar bem nesta entrevista.
Lembrando que a entrevista é o primeiro passo para esta contratação e o interesse é tanto seu, quanto da empresa. Às vezes, nessa pesquisa que você vai fazer, pode descobrir que se trata de uma ótima oportunidade ou, pelo contrário, que não vale a pena gastar tanta energia nesta entrevista.
Atente-se ao local e o horário:
A pontualidade é fundamental. Não pense em chegar uma hora antes (salvo se a empresa pedir) ou cinco minutos atrasado. O ideal é que você esteja disponível para esta entrevista com dez minutos de antecedência. É o suficiente para mostrar que você respeita horários.
Se alimente bem antes da entrevista:
Pode ser que, após a entrevista, você seja convidado a participar de uma dinâmica de grupo, uma prova técnica ou uma avaliação psicológica, que podem durar um turno ou um dia inteiro. E aí, é fundamental que você esteja bem alimentado e tranquilo para encarar todas essas avaliações.
Fique tranquilo:
A melhor maneira de se preparar para uma avaliação psicológica é ficar tranquilo. Não adianta procurar nada no Google e tentar fazer alguns testes para se preparar, porque a avaliação psicológica vai muito além daquilo que a gente consegue olhar. Então, quando as pessoas me perguntam "Ah, me dá uma dica aí para realizar uma boa avaliação...?", o que eu sempre digo é: "seja você".
Fique tranquilo. Preste atenção nas orientações e deixe fluir. Porque a gente não consegue fingir o tempo inteiro e o objetivo da avaliação psicológica é justamente verificar "o que é que tem aí", "quem é você" e qual o perfil comportamental.
Lembrando novamente que a avaliação psicológica não tem certo ou errado. É o seu perfil que estará sendo avaliado, juntamente, com o seu desempenho na entrevista. Não, necessariamente, são os resultados dos testes, da prova técnica. Existe todo um respaldo que vai além da avaliação à qual você fica tão preocupado.
Cuidado com a sua imagem pessoal:
Preste atenção na sua vestimenta, se a sua roupa está limpa, se está adequada com a cultura organizacional da empresa e com a sua identidade pessoal. Preste atenção na sua higiene, no seu hálito, no seu cheiro. Não use perfume muito forte para que você fique a vontade durante todo o processo e a pessoa responsável pela entrevista também fique a vontade e também tenha uma boa impressão de você. Para nós, meninas, maquiagens leves, unhas limpas bem feitas geram uma boa impressão neste primeiro contato.
Pense também nos momentos que vão te gerar tensão:
Durante a entrevistas, poderão haver alguns momentos tensos, como por exemplo, quando for questionado sobre pretensão salarial: pense nesta informação com antecedência, se planeje, faça suas contas para que sua pretensão esteja de acordo com aquilo que você quer e conforme a realidade do mercado. É importante que você pense no que pode gerar desconforto para que você crie estratégias de como reagir diante disso.
Fale a verdade, não minta:
Fale sempre a verdade, nada de aumentar o discurso sobre sua experiência ou participação em um projeto. Mentir então, nem pensar. O recrutador tem um olhar bastante assertivo a essa atitude e, se identificar, seu currículo será preterido.
Jamais fale mal do antigo gestor ou empresa:
Se perguntado sobre o motivo do desligamento do seu último emprego, não fale mal do antigo gestor, de colegas e da empresa por onde você trabalhou. Foque no que funcionou e se justifique sem prejudicar a imagem de outras empresas ou profissionais. Prefira respostas mais genéricas, sem entrar nos detalhes ou nas críticas.
Tire todas as suas dúvidas:
Aproveite a oportunidade e tire todas as suas dúvidas em relação à vaga. A entrevista é um momento de alinhamento de expectativa, tanto sua, em relação à oportunidade, quanto da empresa, em relação a sua contratação. Então saia sem dúvidas, não fique com vergonha de questionar, de se posicionar, porque quanto mais a sua expectativa estiver alinhada com as expectativas da empresa, mais chances de sucesso você obterá.
Entrevistas não são interrogatórios:
Dialogue, converse com o entrevistador. Saiba medir as respostas, mas também, faça perguntas inteligentes e pertinentes sobre a empresa, a vaga e projetos de grande relevância. Isso vai indicar interesse pela empresa e pelo cargo e causar uma boa impressão ao recrutador.
Responda as perguntas no seu tempo, da forma que você é:
Cada processo seletivo nos ajuda a melhorar, a verificar os nossos concorrentes, a conhecer empresas, a fazer conexão com outras pessoas, identificar aspectos que a gente precisa melhorar, trabalhar para que numa próxima entrevista, numa outra oportunidade, o nosso desempenho seja cada vez melhor.
Gosto do artigo? Deixe aqui o seu comentário.