Como está a sua vida financeira? Suas contas não fecham e você já seguiu todas as dicas de economia para cortar gastos? Surgiu um novo imprevisto... um filho, financiamento, casamento? Se você precisa aumentar sua receita e a resposta do pedido de aumento de salário foi negativa, está na hora de pensar em soluções para ganhar uma renda extra.
O tema desta semana vai te ajudar a ganhar um dinheirinho para complementar sua remuneração mensal ou, quem sabe, enxergar uma nova carreira. Isso porque ao encarar o desafio de um trabalho alternativo, você pode descobrir um novo potencial em uma área totalmente diferente daquela que você já exerce (leia o artigo
Trabalho X Emprego: Você sabe distinguir?).
No entanto, como fazer grana extra ainda mais neste período em que o desemprego está nas alturas? Existem inúmeras opções como vender guloseimas, fazer as unhas ou, até mesmo, cuidar de um cãozinho enquanto o dono passa o final de semana fora. É importante saber que a humildade tem que falar alto, portanto, não tenha vergonha de encarar desafios totalmente fora do que você já está acostumado a fazer. Separei algumas dicas muito preciosas:
Comida:
Brigadeiro, sanduíche, salgados, macarrão, pão de mel... modéstia a parte, eu faço um que é maravilhoso. Quando noivamos, meu esposo e eu precisávamos de dinheiro para pagar o casamento, o que não é barato. Então, a gente inventou de fazer pão de mel e não sabíamos a receita. Pegamos o passo a passo na internet, fizemos, testamos a guloseima que foi um sucesso e, praticamente, bancou o nosso casamento (e foi uma bela cerimônia).
Se você não sabe fazer nada de comer para vender, peça ajuda, porque comida é algo barato para se fazer e, geralmente, o retorno é rápido também. E se você fizer uma boa gestão, consegue sim fazer uma ótima renda extra.
Vender bebidas também é um bom exemplo. Você pode comprar de distribuidoras ou atacados e revender próximo a shows, jogos, eventos, parques, entre outros. Já vi histórias muito inspiradoras como a de um rapaz que conseguiu pagar os estudos vendendo água mineral nas ruas. A oportunidade está nas nossas mãos, mas a gente só quer o resultado e não quer passar por esse momento de dificuldade.
Oportunidades freelancer:
Também na época do meu casamento, a gente conheceu o mundo dos eventos. Meu esposo e eu ganhamos uma graninha extra fazendo alguns eventos como caixa e até trabalhando em bar. Sim, isso mesmo! Fique atento a possíveis eventos, seminários, festas e procure contatos com pessoas responsáveis ou promoters a fim de saber as possibilidade de trabalhos freelas temporários. Belo Horizonte sempre possui uma vasta agenda de eventos nos finais de semana, deste modo, sempre pode haver demanda de serviços.
Ensinar o que você sabe fazer bem:
O que você consegue fazer com o seu conhecimento? Consegue dar aula particular de Matemática, de Português, de alguma outra disciplina, ou consegue ensinar alguma competência para profissionais de sua área? Você pode dar uma espécie de consultoria e monetizar o seu ensino. Hoje, cada vez mais, pessoas estão dispostas a pagarem pelo conhecimento. Essa é uma boa oportunidade.
Desapegue:
Com certeza, você tem alguma coisa na sua casa que precisa se desapegar: Eletrodomésticos, computador, celular, aparelho de ginástica, enfim... algum objeto que você não utiliza e pode acabar ficando velho, além de perder valor. Pegue essas coisas e anuncie na OLX, Mercado Livre, Enjoei e outros sites de desapego. Venda! Faça dinheiro com o “dinheiro que você tem estocado" aí.
Prestação de serviços:
Se você faz uma boa maquiagem ou um bom trabalho de manicure... vai lá e mostre sua habilidade. Se você lava carro como ninguém, vai lá e não perca tempo. Sabe fazer outras coisas que pessoas comuns fazem questão de pagar? Então aproveite para ganhar dinheiro extra. Ah... você também pode divulgar seus trabalhinhos na internet.
Atualmente, existem sites e aplicativos que ajudam a divulgar diversas oportunidades e prestação de serviços. A gente consegue olhar cachorrinho quando o dono viaja, ser um motorista de aplicativo, alugar um produto ou imóvel, enfim, são vários tipos de negócio para ganhar uma renda extra. Separei abaixo algumas plataformas para você divulgar os seus serviços, conforme seu interesse:
- Airbnb:
Essa plataforma une pessoas que desejam anunciar o espaço de seu imóvel para hospedar pessoas que buscam uma estadia durante suas férias.
http://www.airbnb.com.br/ - Uber e 99Pop:
Se você tem um veículo guardado ou deseja utilizar o seu para compartilhar viagens com usuário dos dois aplicativos. É importante saber que para trabalhar como motorista de aplicativo, deve-se fazer exames médico e psicotécnico, além de incluir a EAR (em atividade remunerada) na carteira de habilitação.
https://www.uber.com/pt/pt-pt/
e https://motoristas.99pop.com.br/ - DogHero:
Se você ama animais de estimação, você pode ganhar uma renda extra como babá de pets. A plataforma faz a conexão entre os donos de animais domésticos e os anfitriões dispostos a hospedar os bichinhos.
https://www.doghero.com.br/ - Alooga:
Nesta plataforma, é possível disponibilizar para aluguel câmeras, sobretudos, drones e o que mais sua imaginação permitir. Os preços são definidos pelo próprio usuário.
https://alooga.com.br/
Gostou das dicas? Curta, compartilhe e deixe seu comentário aqui no texto.