E se você acordasse hoje apenas com aquilo que agradeceu ontem, o que você teria? Eu estou falando de gratidão. A gratidão genuína, a oportunidade de parar e olhar para a sua vida e verificar o que já está funcionando.
A gratidão é um sentimento de reconhecimento por algo que você recebeu e expressada a algo ou a alguém como, por exemplo, a Deus, à vida ou até a si mesmo. Jamais como um sentimento de barganha, em que somos gratos esperando algo em troca. Cultivar a gratidão em si, significa perceber o que há de bom em sua vida, no mundo e nas pessoas.
Muitas coisas que você vive hoje, provavelmente, são frutos de desejos, de realizações, enfim, de coisas que você batalhou para conquistar. E sempre há motivos para agradecer. Aquelas histórias de que “eu era feliz e não sabia” e que “a derrota serve para dar valor” já estão batidas. A gente precisa escrever uma nova história e aprender a agradecer por aquilo que já está acontecendo e que já está funcionando.
Nós vivemos uma vida de frustrações. Nem sempre estaremos satisfeitos com o momento atual e... que bom! Nós, seres humanos, temos essa capacidade de sentirmos insatisfeitos para buscar melhorias de vida. E nem por isso, precisamos esperar o caos acontecer.
Por que devemos ser gratos?Em um trabalho realizado por Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu-se que a prática da gratidão tem uma série de benefícios como um sono melhor, maior otimismo, mais “humor e energia” e um melhor relacionamento com as outras pessoas. Tais efeitos são sentidos não apenas para quem pratica, como também por aqueles que são relacionados.
A gratidão pode ser praticada de uma maneira bem simples, colocando nosso poder de escolha e substituindo pensamentos limitantes pelo agradecimento às coisas de nosso dia a dia: o ar que respiramos, nosso alimento, nosso lar, uma boa noite de sono, tudo isso é um ótimo começo para entrarmos na energia da gratidão.
Pense também nos motivos pelos quais você é grato:
- Você é grato por esse momento?
- Você agradece pelo o que?
- O que está funcionando na sua vida, que te deixa bem e que faz com que você funcione bem?
- O que motiva você a correr atrás de seus objetivos? A sua saúde, a sua moradia, o seu emprego, o seu trabalho, os seus relacionamentos?
- O que é que te faz feliz, o que é que você precisa agradecer hoje?
É importante falar de gratidão, porque quem não é grato pelo o que já tem, não é merecedor daquilo que deseja. Você pode escolher colocar o seu foco nos problemas que impedem sua mudança de vida ou direcionar seus pensamentos de gratidão para os pontos positivos da sua vida. Portanto, agradeça, porque motivos sempre haverá. É verdadeiramente uma questão de escolha consciente e esta escolha pode ser feita agora mesmo.
Agradecer não é negar os seus problemasColocar a gratidão em sua vida diária não significa negar os problemas que existem. Aqueles momentos difíceis e turbulentos também são motivos para agradecer, porque se não fossem esses problemas e desafios a serem enfrentados, não há como amadurecer e se tornar a pessoa que gostaríamos de ser.
Além do mais, a aceitação deste aprendizado que a vida traz e a escolha da gratidão nos tira automaticamente do vitimismo dos nossos problemas e nos confere o papel de protagonistas. Os desafios mais duros que estamos a enfrentar são os que favorecem os momentos mais sensacionais de nossas vidas.
Eu sou muito grata pela minha profissão, pela minha saúde, pela oportunidade de poder contribuir um pouquinho do que eu sei e poder aprender cada vez mais com os comentários de vocês e... agradeça sempre.
Mais uma vez eu vou repetir: quem não é grato por aquilo que tem, não merece aquilo que deseja.
Muito obrigada por ter chegado até aqui, a esse site, por ter vindo através das redes sociais e, se você gostou do artigo, compartilhe e deixe aqui o seu comentário.