Missão e propósito: quais são os seus?
- Por Cíntia Félix
- •
- 01 mar., 2019
- •
Seja na vida pessoal ou no universo corporativo, nenhuma existência faz sentido sem uma missão e um propósito

Você sabe qual é o seu propósito? Está satisfeito com a sua vida? O seu trabalho é importante para a sociedade? Quando há clareza sobre os objetivos de vida e carreira, fica mais fácil compreender e identificar nossa missão e propósito de vida.
Ao contrário do que muitos pensam, missão e propósito possuem significados distintos: Missão é a razão de ser, o destino final, onde você quer chegar, o que deseja para sua vida, o que você é e o que quer. Propósito é aquilo que te move, é o porquê de você seguir, enquanto muitos já desistiram ou nem cogitam esse caminho.
Acordar todos os dias sem nenhum propósito ou missão não eleva os esforços. Você pode ter feito muitas coisas, trabalhado exaustivamente, mas, na hora de deitar, sentirá que está faltando algo. Quantas vezes você já leu ou ouviu falar de pessoas que, mesmo tendo conquistado sucesso e dinheiro, resolveram mudar radicalmente para fazer aquilo que amam e acreditam? Elas finalmente encontraram o seu propósito de vida.
Qual o seu propósito de vida?
Não é tão simples responder essa pergunta. Principalmente porque aprendemos a repetir comportamentos e caminhos de vida, muitas vezes, incompatíveis com o que acreditamos. Tendemos a viver em modo automático, estudando o que o mercado pede, trabalhando para pagar contas, aprisionados em vários scripts sociais.
Propósito não se escolhe, se identifica. Para tanto, o autoconhecimento é imprescindível para que você o reconheça e saiba como direcionar a sua vida a partir de então com autorresponsabilidade e alegria. Para encontrar seu propósito, é necessário se questionar:
Quando identificamos o nosso propósito, passamos a ter entusiasmo, autoconfiança, motivação e prazer em trabalhar mais e melhor.
Missão e Propósito para empresas
No universo corporativo, o Propósito é a razão de ser da empresa, enquanto a Missão determina o que fazer e quais são às prioridades. Ao contrário de pessoas, empresas podem mudar e/ou flexibilizar seus elementos norteadores. O Propósito é duradouro e atravessa várias etapas estratégicas, enquanto que a Missão pode mudar conforme a estratégia definida. Os motivos são para garantir a adaptação e as mudanças da organização em meio ao ambiente volátil, complexo e incerto no Mundo dos Negócios (Leia o artigo Os desafios do Mundo VUCA).
Outra razão é dar às pessoas um significado para o seu trabalho, ou seja, uma causa para que elas possam se engajar e sentir que a sua atividade e a instituição contribuem para a sociedade e para um mundo melhor. Algumas pessoas interpretam o lucro como se fosse o propósito para qualquer empresa. Na verdade, esse elemento norteador não impede, muito menos concorre com a ideia da lucratividade, pois nenhum negócio que venda produtos ou serviços conseguiria sobreviver sem lucro. No entanto, este não deve ser o objetivo em si para as empresas visionárias.
Uma empresa com propósito claro pode ser comparada a uma torcida de um time de futebol: Torcedores torcem, vibram, lamentam a derrota e comemoram juntos uma vitória sem se conhecerem, porém estão conectados com o propósito (que é ver seu clube do coração vencer). Já uma empresa sem propósito pode ser comparada a um metrô em horário de pico: pessoas estão lá por necessidade, apáticas, mal humoradas (ou até mesmo arredias) e seguindo a viagem, com o olho no celular e ignorando quem está em volta.
Questionamentos que levam a definição de propósito e missão de uma empresa:
Veja alguns exemplos de propósitos das maiores empresas do Brasil e do mundo:
Disney: “Colocar a imaginação a serviço da felicidade de milhões de pessoas”.
Latam: “Cuidar para que os sonhos cheguem ao seu destino”
Microsoft: “Disponibilizar as pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo”.
Vivo: “Queremos criar, proteger e impulsionar as possíveis conexões da vida, para que as pessoas escolham aquilo que realmente importa em um mundo de possibilidades infinitas”.
Fiat: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.
Descubra seu propósito e sua missão
Se você ainda não descobriu ou necessita de um suporte para encontrar seu propósito e sua missão, conte comigo, Cíntia Félix. Através das técnicas e ferramentas de coaching que favorecem o autoconhecimento, vamos juntos identificar suas habilidades, limitações e fortalecer a sua tomada de decisão. O resultado será surpreendente. Entre em contato.
Ao contrário do que muitos pensam, missão e propósito possuem significados distintos: Missão é a razão de ser, o destino final, onde você quer chegar, o que deseja para sua vida, o que você é e o que quer. Propósito é aquilo que te move, é o porquê de você seguir, enquanto muitos já desistiram ou nem cogitam esse caminho.
Acordar todos os dias sem nenhum propósito ou missão não eleva os esforços. Você pode ter feito muitas coisas, trabalhado exaustivamente, mas, na hora de deitar, sentirá que está faltando algo. Quantas vezes você já leu ou ouviu falar de pessoas que, mesmo tendo conquistado sucesso e dinheiro, resolveram mudar radicalmente para fazer aquilo que amam e acreditam? Elas finalmente encontraram o seu propósito de vida.
Qual o seu propósito de vida?
Não é tão simples responder essa pergunta. Principalmente porque aprendemos a repetir comportamentos e caminhos de vida, muitas vezes, incompatíveis com o que acreditamos. Tendemos a viver em modo automático, estudando o que o mercado pede, trabalhando para pagar contas, aprisionados em vários scripts sociais.
Propósito não se escolhe, se identifica. Para tanto, o autoconhecimento é imprescindível para que você o reconheça e saiba como direcionar a sua vida a partir de então com autorresponsabilidade e alegria. Para encontrar seu propósito, é necessário se questionar:
- O que eu faço bem?
- O que é mais importante para mim?
- Quais são os meus dons?
- As pessoas me procuram para resolver qual problema?
- O que eu amo fazer?
- Como posso ajudar o próximo com o que eu amo fazer?
- Qual a colaboração que eu posso deixar para este mundo?
Quando identificamos o nosso propósito, passamos a ter entusiasmo, autoconfiança, motivação e prazer em trabalhar mais e melhor.
Missão e Propósito para empresas
No universo corporativo, o Propósito é a razão de ser da empresa, enquanto a Missão determina o que fazer e quais são às prioridades. Ao contrário de pessoas, empresas podem mudar e/ou flexibilizar seus elementos norteadores. O Propósito é duradouro e atravessa várias etapas estratégicas, enquanto que a Missão pode mudar conforme a estratégia definida. Os motivos são para garantir a adaptação e as mudanças da organização em meio ao ambiente volátil, complexo e incerto no Mundo dos Negócios (Leia o artigo Os desafios do Mundo VUCA).
Outra razão é dar às pessoas um significado para o seu trabalho, ou seja, uma causa para que elas possam se engajar e sentir que a sua atividade e a instituição contribuem para a sociedade e para um mundo melhor. Algumas pessoas interpretam o lucro como se fosse o propósito para qualquer empresa. Na verdade, esse elemento norteador não impede, muito menos concorre com a ideia da lucratividade, pois nenhum negócio que venda produtos ou serviços conseguiria sobreviver sem lucro. No entanto, este não deve ser o objetivo em si para as empresas visionárias.
Uma empresa com propósito claro pode ser comparada a uma torcida de um time de futebol: Torcedores torcem, vibram, lamentam a derrota e comemoram juntos uma vitória sem se conhecerem, porém estão conectados com o propósito (que é ver seu clube do coração vencer). Já uma empresa sem propósito pode ser comparada a um metrô em horário de pico: pessoas estão lá por necessidade, apáticas, mal humoradas (ou até mesmo arredias) e seguindo a viagem, com o olho no celular e ignorando quem está em volta.
Questionamentos que levam a definição de propósito e missão de uma empresa:
- Por que existimos?
- Quais soluções oferecemos?
- Quais impactos provocamos nas pessoas e na sociedade?
- Quais temas são grandes causas para nós?
- Quais valores e comportamentos amamos e quais repudiamos?
- Como queremos ser reconhecidos pela sociedade?
- Se a nossa empresa acabasse ou não existisse, quais seriam os danos para as pessoas e sociedade?
Veja alguns exemplos de propósitos das maiores empresas do Brasil e do mundo:
Disney: “Colocar a imaginação a serviço da felicidade de milhões de pessoas”.
Latam: “Cuidar para que os sonhos cheguem ao seu destino”
Microsoft: “Disponibilizar as pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo”.
Vivo: “Queremos criar, proteger e impulsionar as possíveis conexões da vida, para que as pessoas escolham aquilo que realmente importa em um mundo de possibilidades infinitas”.
Fiat: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.
Descubra seu propósito e sua missão
Se você ainda não descobriu ou necessita de um suporte para encontrar seu propósito e sua missão, conte comigo, Cíntia Félix. Através das técnicas e ferramentas de coaching que favorecem o autoconhecimento, vamos juntos identificar suas habilidades, limitações e fortalecer a sua tomada de decisão. O resultado será surpreendente. Entre em contato.