Blog Post

Estimule sua criatividade

  • Por Cíntia Félix
  • 21 fev., 2019

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom e pode ser desenvolvida em qualquer pessoa. Confira as dicas

Você tem ideias criativas? Consegue apresentar boas soluções para o seu negócio? Ou você acha que essa habilidade não é tão essencial para a sua função? Há pouco tempo acreditava-se que a criatividade era uma competência exclusiva dos profissionais da criação, artes, publicidade e designers. Com as constantes mudanças no mundo empresarial, profissionais de várias áreas precisam apresentar ideias inovadoras e resolver problemas com criatividade para se manter e se destacar no mercado.

Criatividade é a capacidade em criar, adaptar e inventar coisas para resolver problemas e propor soluções.

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom. Todos nós nascemos criativos. Na infância, ela é utilizada e incentivada tanto no ambiente familiar, quanto na sala de aula. No decorrer dos anos, somos julgados, aprendemos a julgar, a seguir padrões, a criar a nossa "zona de conforto" que, consequentemente, prejudica o nosso potencial criativo. No entanto, como se trata de uma habilidade, podemos voltar a desenvolvê-la.

Criatividade no mundo dos negócios

Quando se investe no desenvolvimento da criatividade, há ampliação de conhecimento, potencialização de resultados e benefícios para a vida pessoal e profissional.

Empresas têm investido em treinamentos estratégicos para incentivar a criatividade de seus colaboradores. Criar processos e definir novos horizontes ajudam a desenvolver aptidões e a projetar resultados extraordinários para a equipe e a organização.

Profissionais criativos se destacam no mercado de trabalho, pois pensam "fora e além da caixa", se reinventam e estão sempre encarando tarefas cada vez mais desafiadoras no mundo corporativo.

Com essa habilidade, os profissionais criam estratégias criativas, geram produtos e serviços diferenciados e preocupam a concorrência através da inovação.

Como estimular a criatividade? 

Abuse da curiosidade: Seja curioso, explore o mundo, busque vários outros assuntos, principalmente, fora da sua área profissional. Procure expandir sua mente e queira sempre saber um pouco de tudo. Adote o hábito de ler, pesquisar, assista filmes e use a internet como um importante aliado na busca de novas informações. Quanto mais conhecimento, maior será seu repertório criativo.

Ócio Criativo: Sabe aquelas ideias que surgem do nada, quando você está fazendo algo rotineiro, por exemplo, no banho, quando você acaba de acordar, ou está dando aquele cochilo após o almoço? São em momentos de grande relaxamento que o cérebro costuma produzir. A mente da pessoa criativa exige um período para relaxar e descansar. Se a criatividade é uma ferramenta do seu trabalho, separe alguns minutos do dia para liberar seus pensamentos sem nenhuma pressão. Relaxe!

Mantenha o olhar atento: Observe e dê atenção ao que está ao seu redor. Verifique os objetos, o ambiente, casas e prédios com fachadas diferentes, uma arte urbana pintada em algum muro, uma flor de algum jardim, uma vitrine, algum outdoor, enfim, algo que você tenha achado interessante. Tire fotos com o celular. Tudo isso é um excelente estímulo para a criatividade.

Estimule sua mente: Trabalhe sua mente. Procure fugir das velhas informações que seu cérebro já memorizou. Leia a respeito de outras áreas do conhecimento além da sua, aprenda novas atividades como um novo idioma, uma nova dança ou um instrumento musical. Pratique atividades distintas. Pinte, desenhe, ensine algo que você saiba para outras pessoas. Estimule sua mente ao máximo.

Exercite seu cérebro: Faça exercícios que ajudam no racíocinio, memória e foco como revistas de palavras cruzadas, caça-palavras, sudoku, kakuro ou desafios de lógica. Pelo celular, através do App Store ou do Google Play, existem vários aplicativos com passatempos inteligentes que também são ótimos para o cérebro.

Erre: Quem utiliza o erro como um aprendizado, tende a trilhar caminhos sem repetir a falha. Profissionais criativos falham várias vezes, inovam, fazem de forma diferente do padrão e isso e persistem. Tenha consciência de que as falhas são parte do processo até atingir a excelência.

Inspire-se: Se inspire em alguém ou em algo que fortaleça suas ideias. Cola em quem te inspira. Se você tem uma pessoa ou negócio como referência, procure por elas, leia biografias, assista documentários, faça visitas.

Quer exemplos de inspiração? Confira algumas personalidades com ideias inovadoras e invenções que mudaram o mundo:

Santos Dumont: Entre os séculos XIX e XX, o mineiro Alberto Santos Dumont teve vários projetos que não prosperaram, porém ele ficou conhecido não apenas como o pai da aviação, mas também pelo relógio de pulso, o chuveiro de água quente, além de projetar os primeiros dirigíveis no mundo.

Walt Disney: Aos 22 anos, o então jovem cartunista foi demitido em um jornal local por não ser criativo o bastante. Walt Disney criou Mickey Mouse e um universo de outros personagens. Ele também se tornou cineasta, diretor, empreendedor e fundou o maior conglomerado de entretenimento do mundo: a Walt Disney Company.

Bill Gates: Antes de se tornar o fundador da Microsoft, o então adolescente trabalhou na produção de vários programas para fliperamas e computadores. Aos 19 anos, a frente da empresa criou o MS DOS. Em 1985, criou o sistema operacional Windows que, anos mais tarde, se tornaria o sistema operacional mais popular do mundo e mudaria para sempre a indústria da tecnologia. O sucesso foi tão grande que Gates encabeçou a lista dos homens mais ricos do mundo por 12 anos seguidos. Em 2008, deixou a empresa para se dedicar a seus projetos filantrópicos.

Steve Jobs: Não poderia encerrar esta lista sem mencionar aquele que é conhecido como o "símbolo da inovação". Jobs é um dos fundadores da Apple e criou diversos produtos como Macintosh, iPod, iPhone e iPad que são produtos de utilidade e qualidade inquestionáveis. Suas invenções, além de revolucionárias no conteúdo, se destacavam pela forma e pelo design avançados.


Que tal desenvolver sua habilidade criativa? Conte comigo, Cíntia Félix

A criatividade é uma habilidade extraordinária, capaz de promover grandes transformações. Através dos serviços de coaching, palestras e treinamentos customizados, ofereço a você e sua empresa, todo suporte com as melhores técnicas e ferramentas para trabalhar e desenvolver o potencial criativo rumo ao sucesso no mundo dos negócios. Entre em contato.
Por Cíntia Félix 31 de dezembro de 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 de dezembro de 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 de dezembro de 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 4 de dezembro de 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 de novembro de 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 de novembro de 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 de novembro de 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 6 de novembro de 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 de outubro de 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 de outubro de 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Show More
Share by: