Blog Post

Como lidar com o desemprego? 

  • Por Cíntia Félix
  • 03 abr., 2019

O mau momento pode ser uma oportunidade para rever projetos, analisar o mercado, se qualificar e abrir novas oportunidades

Em tempos de crise, a palavra "desemprego" assombra o mundo corporativo, já que o risco é real, inclusive, para os profissionais de alto nível. Segundo o IBGE, em seu último levantamento divulgado em março deste ano, o número de desempregados no Brasil foi além de 12 milhões de pessoas.

Após um período turbulento, envolvendo as crises política e econômica, empresas estão sendo obrigadas a diminuir custos e a realizar corte de funcionários. Muitos profissionais que não estão preparados para enfrentar esta situação acabam desenvolvendo problemas financeiros, psicológicos e emocionais. Dessa forma, é importante buscar o equilíbrio, o suporte familiar para superar o momento ruim e, se necessário, a ajuda de um profissional para o desenvolvimento pessoal e/ou para recolocação profissional.

Para quem já recebeu a “má” notícia, é bom refletir, respirar fundo e aceitar o desligamento. Muitas vezes, a missão não pode ser revertida e está na hora de seguir em frente. Evite o desespero e sentimentos negativos como autodepreciação, indignação ou revolta. Esta é uma situação provisória que pode acontecer em qualquer momento de sua carreira. Também é hora de pensar no que há pela frente e abrir novas oportunidades para dar a volta por cima. Você é profissional, tem inúmeras competências e plena capacidade de superar o momento.

Abaixo, separei algumas dicas importantes para que você enfrente a demissão da melhor maneira possível:

Analise: Reveja sua trajetória, pontue suas realizações, conquistas e erros. Quando falamos de demissão, nem tudo depende de suas ações para que ela aconteça. Caso o desligamento seja devido à má fase da empresa, você não deve se responsabilizar. Se foi por uma falha sua, não se culpe. Todos nós somos passíveis a erros, faz parte do crescimento e desenvolvimento profissional e da sua carreira. Procure corrigir e evite que o mesmo se repita.

Peça ajuda: Tenha humildade em reconhecer seus pontos fracos e também em pedir ajuda. Quando se está desempregado é a hora em que os amigos, família e os contatos profissionais são de grande importância para apontar alguma oportunidade ou mesmo divulgar suas competências para novos trabalhos.

Saúde: Preste atenção em sua saúde. O que você está sentido? Não menospreze seus sentimentos, eles podem te fragilizar psicologicamente. Ansiedade e depressão podem ser comuns para quem enfrenta o desemprego, por isso procure um especialista. Cuide da sua saúde física praticando exercícios e se alimentando bem.

Movimente-se: Não se acomode. Pesquise empregos, visite feiras, eventos, congressos e atividades fora da rotina para não permanecer no ócio. Conheça pessoas, se atualize com as informações da sua área, avalie novas oportunidades, outras profissões e negócios. Aproveite para fazer aquilo que você gostaria de fazer quando estava trabalhando.

Flexibilidade: Talvez, o cargo que você procura esteja em carência no mercado de trabalho. Esteja aberto a trabalhar em outras áreas, a conhecer outras perspectivas de atuação e quem sabe, possa galgar melhores resultados.

Oportunidades: São nos momentos de crise que o senso de realização desperta nos profissionais. Tente identificar necessidades em que você demonstre competências e que possa ser uma oportunidade de negócio, mesmo que seja em curto prazo, até obter sua recolocação no mercado de trabalho.

Capacitação: Aproveite o tempo extra para estudar, fazer cursos, participar de treinamentos, palestras e outras formas de se manter atualizado no mercado de trabalho. Na internet, existem inúmeras páginas de cursos online (pagos e gratuitos) que oferecem aulas de capacitação e qualificação. Veja alguns links abaixo:
  • Fundação Bradesco: Portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% on-line em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Pedagogia.
    https://www.ev.org.br/
  • Fundação Getúlio Vargas: A Fundação Getulio Vargas foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.
    http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos
  • Veduca: Ampla plataforma com dezenas de cursos nas áreas de gestão, comunicação, saúde, informação, entre outros. Os cursos são pagos e possuem certificado, mas o portal também possui conteudo gratuito no YouTube.
    https://veduca.org/
  • Udemy: É considerada a maior plataforma de aulas online do mundo com mais de 100 mil cursos e com novas adições publicadas mensalmente. Os cursos possuem valores e períodos de duração diferentes de acordo com o interesse do aluno.
    https://www.udemy.com/pt/

Coaching: O processo de coaching de carreira comigo Cíntia Félix, pode ser excelente para ajudar você neste momento complicado. Juntos, vamos traçar estratégias que favoreçam o alcance de seus objetivos profissionais, considerando seus valores e aspirações pessoais. Entre em contato.

Consultoria de carreira: Precisa de ajuda para voltar ao mercado? Conte comigo. Além da elaboração de currículo e da atualização das redes sociais profissionais, você terá o suporte necessário para gerir melhor a sua carreira e se sentir mais seguro na tomada de decisão profissional. Entre em contato.
Por Cíntia Félix 31 de dezembro de 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 de dezembro de 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 de dezembro de 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 4 de dezembro de 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 de novembro de 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 de novembro de 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 de novembro de 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 6 de novembro de 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 de outubro de 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 de outubro de 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Show More
Share by: