Em tempos de crise, a palavra "desemprego" assombra o mundo corporativo, já que o risco é real, inclusive, para os profissionais de alto nível. Segundo o IBGE, em seu último levantamento divulgado em março deste ano, o número de desempregados no Brasil foi além de 12 milhões de pessoas.
Após um período turbulento, envolvendo as crises política e econômica, empresas estão sendo obrigadas a diminuir custos e a realizar corte de funcionários. Muitos profissionais que não estão preparados para enfrentar esta situação acabam desenvolvendo problemas financeiros, psicológicos e emocionais. Dessa forma, é importante buscar o equilíbrio, o suporte familiar para superar o momento ruim e, se necessário, a ajuda de um profissional para o desenvolvimento pessoal e/ou para recolocação profissional.
Para quem já recebeu a “má” notícia, é bom refletir, respirar fundo e aceitar o desligamento. Muitas vezes, a missão não pode ser revertida e está na hora de seguir em frente. Evite o desespero e sentimentos negativos como autodepreciação, indignação ou revolta. Esta é uma situação provisória que pode acontecer em qualquer momento de sua carreira. Também é hora de pensar no que há pela frente e abrir novas oportunidades para dar a volta por cima. Você é profissional, tem inúmeras competências e plena capacidade de superar o momento.
Abaixo, separei algumas dicas importantes para que você enfrente a demissão da melhor maneira possível:Analise:
Reveja sua trajetória, pontue suas realizações, conquistas e erros. Quando falamos de demissão, nem tudo depende de suas ações para que ela aconteça. Caso o desligamento seja devido à má fase da empresa, você não deve se responsabilizar. Se foi por uma falha sua, não se culpe. Todos nós somos passíveis a erros, faz parte do crescimento e desenvolvimento profissional e da sua carreira. Procure corrigir e evite que o mesmo se repita.
Peça ajuda:
Tenha humildade em reconhecer seus pontos fracos e também em pedir ajuda. Quando se está desempregado é a hora em que os amigos, família e os contatos profissionais são de grande importância para apontar alguma oportunidade ou mesmo divulgar suas competências para novos trabalhos.
Saúde:
Preste atenção em sua saúde. O que você está sentido? Não menospreze seus sentimentos, eles podem te fragilizar psicologicamente. Ansiedade e depressão podem ser comuns para quem enfrenta o desemprego, por isso procure um especialista. Cuide da sua saúde física praticando exercícios e se alimentando bem.
Movimente-se:
Não se acomode. Pesquise empregos, visite feiras, eventos, congressos e atividades fora da rotina para não permanecer no ócio. Conheça pessoas, se atualize com as informações da sua área, avalie novas oportunidades, outras profissões e negócios. Aproveite para fazer aquilo que você gostaria de fazer quando estava trabalhando.
Flexibilidade:
Talvez, o cargo que você procura esteja em carência no mercado de trabalho. Esteja aberto a trabalhar em outras áreas, a conhecer outras perspectivas de atuação e quem sabe, possa galgar melhores resultados.
Oportunidades:
São nos momentos de crise que o senso de realização desperta nos profissionais. Tente identificar necessidades em que você demonstre competências e que possa ser uma oportunidade de negócio, mesmo que seja em curto prazo, até obter sua recolocação no mercado de trabalho.
Capacitação:
Aproveite o tempo extra para estudar, fazer cursos, participar de treinamentos, palestras e outras formas de se manter atualizado no mercado de trabalho. Na internet, existem inúmeras páginas de cursos online (pagos e gratuitos) que oferecem aulas de capacitação e qualificação. Veja alguns links abaixo:
- Fundação Bradesco:
Portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% on-line em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Pedagogia.
https://www.ev.org.br/
- Fundação Getúlio Vargas:
A Fundação Getulio Vargas foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.
http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos
- Veduca:
Ampla plataforma com dezenas de cursos nas áreas de gestão, comunicação, saúde, informação, entre outros. Os cursos são pagos e possuem certificado, mas o portal também possui conteudo gratuito no YouTube.
https://veduca.org/
- Udemy:
É considerada a maior plataforma de aulas online do mundo com mais de 100 mil cursos e com novas adições publicadas mensalmente. Os cursos possuem valores e períodos de duração diferentes de acordo com o interesse do aluno.
https://www.udemy.com/pt/
Coaching:
O processo de coaching de carreira comigo
Cíntia Félix, pode ser excelente para ajudar você neste momento complicado. Juntos, vamos traçar estratégias que favoreçam o alcance de seus objetivos profissionais, considerando seus valores e aspirações pessoais. Entre em contato.
Consultoria de carreira:
Precisa de ajuda para voltar ao mercado? Conte comigo. Além da elaboração de currículo e da atualização das redes sociais profissionais, você terá o suporte necessário para gerir melhor a sua carreira e se sentir mais seguro na tomada de decisão profissional.
Entre em contato.