Blog Post

Mindset: como mudar suas crenças limitantes

  • Por Cíntia Félix
  • 10 abr., 2019

Nossas atitudes e nossos hábitos são resultados da forma de como enxergamos a realidade. Descubra qual é o seu mindset

Alguma vez você já se perguntou por que algumas pessoas têm facilidade para executar algum tipo de tarefa que outras normalmente não têm? Seja tocar algum instrumento musical, aprender um novo idioma ou ser bom em algum esporte? O motivo é que todas essas pessoas possuem alguma qualidade favorável para certos comportamentos. Algumas pessoas podem ter sucesso em diferentes áreas da vida, não necessariamente por um talento nato, mas sim por disciplina e esforço.

O termo “mindset” (mentalidade ou programação da mente) é o resultado da influência de crenças e valores sobre como os indivíduos compreendem, julgam a realidade ou aquilo em que realmente acreditam. Todas as experiências do passado, do que vivenciamos, de como fomos criados e o nosso convívio social formam o nosso modelo mental predominante.

A ideia do mindset vem de uma filosofia desenvolvida por Carol S. Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, que estuda o modo de enxergar diversas situações da vida e a reação diante delas. Através de décadas de estudo e pesquisa, a psicóloga chegou à conclusão que existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

Mindset fixo X mindset de crescimento

Pessoas de mentalidade fixa consideram que suas habilidades e personalidade são inatas. Elas acreditam, por exemplo, que sua inteligência é fixa e que isso determina se são capazes ou não de exercer determinadas tarefas. Se conseguem conquistar o sucesso em alguma atividade, isso é resultado de sua inteligência, mas se não conseguem, acham que alcançaram o seu limite.

Já pessoas que possuem o mindset de crescimento, acreditam que podem desenvolver todos os tipos de habilidades, de acordo com seu esforço. Pessoas com essa mentalidade entendem que é possível evoluir e desenvolver e, então, se entregam à dedicação. Para elas, o fracasso ou as falhas de percursos são sinônimos de oportunidades de aprendizado.

Separei dois testes simples para que você identifique se a sua mentalidade tende a ser fixa ou de crescimento. O primeiro é sobre a inteligência. Responda “sim ou não” abaixo:

1. Sua inteligência é algo muito pessoal e você não pode transformá-la demais.
2. Você é capaz de aprender coisas novas, mas, na verdade, não pode mudar seu nível de inteligência.
3. Qualquer que seja seu nível de inteligência, sempre é possível modificá-la bastante.
4. Você é capaz de mudar substancialmente seu nível de inteligência.

As duas primeiras alternativas estão relacionadas ao mindset fixo, já as duas últimas, ao mindset de crescimento.

Já neste teste, o tema é sobre personalidade e caráter. Responda ¨sim ou não¨ e veja em qual você se encaixa:

1. Você é certo tipo de pessoa e não há muito o que possa fazer para mudar esse fato.
2. Independente do tipo de pessoa que você seja, sempre é possível modificá-lo substancialmente.
3. Você pode fazer as coisas de maneira diferente, mas a essência daquilo que você é não pode ser realmente modificada.
4. Você é capaz de modificar os elementos básicos do tipo de pessoa que você é.

Aqui, as afirmativas 1 e 3 se referem ao mindset fixo, e as de número 2 e 4 refletem o mindset de crescimento.

É possível mudar o seu mindset

O sucesso na vida pessoal e também profissional está ligado à forma que nós pensamos. Se não houver uma mudança de mentalidade, atitudes sabotadoras e crenças limitantes vão impedir a mudança no comportamento. Não adianta tentar mudar uma atitude se a mentalidade for a mesma, pois em uma questão de tempo, você voltará a ter os mesmos comportamentos.

Se você deseja mudar o seu mindset é preciso alimentar pensamentos positivos e desafiadores e eliminar tudo o que pode te sabotar. É necessário mudar os seus pontos de vista e desenvolver uma nova realidade.

Confira outras dicas importantes para favorecer a mudança de seu mindset:

  • Reserve um dia e anote todos os objetivos que deseja alcançar até o fim da sua vida. Definir metas aumenta as chances de sucesso e supera as barreiras mentais;
  • Sempre almeje crescimento pessoal;
  • Crie desafios para si, faça e realize algo. Não importa o tamanho do objetivo, defina a tarefa relacionada ao desafio e finalize-o.
  • Pratique atividades físicas. O exercício ajuda a melhorar não só a sua saúde física como o seu emocional, além de aumentar a sua autoconfiança;
  • Leia com frequência para ampliar seus conhecimentos e favorecer sua criatividade;
  • Mantenha contato com pessoas que obtêm resultados positivos na vida pessoal e profissional. Perceba como essas pessoas agem quando seus projetos dão certo e que elas fazem quando os planos dão errado;
  • Observe como é a mentalidade das pessoas nas quais você se espelha e, a partir daí, desenvolva seu próprio mindset.

Tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, pessoas conquistaram o sucesso com o mindset de crescimento, como, por exemplo, o ex-jogador de basquete Michael Jordan.

Michael Jordan: um mindset de sucesso

O mais famoso jogador da NBA teve um início de carreira nada favorável. Chegou a ser cortado da seleção de basquete no ensino médio, foi recusado por vários times da universidade e até da NBA. Também já fracassou em várias ocasiões: “Errei mais de nove mil arremessos e perdi quase 300 jogos. Em 26 oportunidades que as pessoas confiaram em mim para fazer o arremesso da vitória, eu errei muitas vezes”, disse o atleta.

Para muitas pessoas, o fracasso é sinônimo de pesadelo e humilhação, mas esse não foi o caso de Jordan. Após cada falha, o jogador se dedicava ainda mais em seus treinos. Repetia jogadas, arremessos, passes e com um técnico para fazer as correções e favorecer ainda mais o seu potencial.

Sem, jamais, desistir de seu maior sonho, Michael Jordan assumiu o controle sobre a própria vida. Por meio de sua intensa dedicação, seus potenciais emergiram. Ele subiu cada vez mais em sua carreira, se tornou ídolo do Chicago Bulls e, para muitos, o maior jogador de basquete de todos os tempos.

“Algumas pessoas gostariam que algo acontecesse. Algumas desejam que aconteça. E outras fazem acontecer.”
Michael Jordan


O coaching pode ajudar você a desenvolver o seu mindset

Através do processo de coaching comigo Cíntia Félix, vamos juntos desenvolver o seu mindset de crescimento para que você alcance os resultados que deseja e que realmente façam sentido para você, com base em seus valores e propósito de vida. Entre em contato e agende uma sessão inicial online.
Por Cíntia Félix 31 de dezembro de 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 de dezembro de 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 de dezembro de 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 4 de dezembro de 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 de novembro de 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 de novembro de 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 de novembro de 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 6 de novembro de 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 de outubro de 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 de outubro de 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Show More
Share by: