Você certamente conhece algum profissional comprometido, dedicado, disposto a ajudar no que for preciso para desenvolvimento profissional de outras pessoas e no crescimento da empresa. No entanto, este profissional não é reconhecido, não ocupa um cargo melhor e nem se destaca no mundo dos negócios. Sabe por que isso acontece? Porque falta uma gestão na carreira.
Há alguns anos, as empresas eram as responsáveis pela gestão de carreira de seus profissionais na organização. Após a contratação, avaliavam, treinavam e desenvolviam seus colaboradores para ocupar outras posições e novos desafios. Ainda nos dias de hoje muitas empresas continuam investindo na carreira dos profissionais de acordo com as necessidades da empresa,
porém, a responsabilidade de gerir a carreira, tem sido cada vez mais, atribuída ao profissional.Ser comprometido com a empresa em que trabalha ou a marca que você representa não é gerir a própria carreira.
O comprometimento é o esforço que você faz para entregar o que você prometeu durante a negociação. Claro que impacta os resultados da sua carreira, mas não a define.
Carreira é muito mais do que o cargo ou posição.
É o caminho que você constrói com base em suas experiências pessoais e profissionais, suas escolhas, seus aprendizados, os conhecimentos adquiridos, seus êxitos, fracassos e comportamentos. Toda carreira é única, pois cada pessoa tem sua própria trajetória.
Você é o responsável por sua carreira. Parece óbvio, mas não é raro encontrar profissionais atribuindo à responsabilidade de desenvolvimento e ascensão profissional às empresas, esperando que as oportunidades surjam como um milagre. Muitos ao serem dispensados culpam as empresas e/ou clientes, pelo fracasso em suas carreiras e/ou negócios, esquecendo que o emprego é do empregador, já a carreira é do profissional.
A gestão de carreira envolve objetivos, desenvolvimento de competências, planejamento, metas, prazos e comprometimento. É importante que você tenha clareza de onde quer chegar profissionalmente, identificar o que é preciso fazer, aprender e abandonar. Quem são as pessoas que podem ajudar você a chegar lá? Quais são as empresas ou profissionais que te inspiram? O que pode dar errado? O que está disposto a perder? Quais as melhores escolhas? Enfim, gerir a carreira é agir com autorresponsabilidade.
Quando você se torna o responsável pela gestão da sua carreira você compreende que as oportunidades não surgem, são criadas, que o emprego é apenas uma experiência, não a sua carreira na totalidade, e que você é quem decide onde estará daqui a um, cinco ou dez anos.
Quer dar o primeiro passo rumo à gestão da sua carreira? Separei algumas dicas para você:
Faça um planejamento:
Coloque no papel seus objetivos de carreira. Avalie a sua posição atual e defina aonde quer chegar: o cargo que quer ocupar, a empresa que quer abrir, o rendimento que quer ter. Defina prioridades, crie metas, pense e estude a sua carreira.
Networking: “Cola em quem te inspira”. Crie conexões, estabeleça relacionamentos interpessoais saudáveis e mantenha-se a par dos acontecimentos da sua área de atuação ou interesse. Atualize suas redes sociais e, em especial, o Linkedin.
Informe-se:
Busque informações novas, leia, vá a palestras, assista vídeos relacionados aos objetivos da sua carreira e para o seu desenvolvimento pessoal. Lembre-se, antes de ser um excelente profissional, seja um bom ser humano.
Educação Contínua:
Invista sempre em educação. Cursos livres, de extensão e especializações. A aprendizagem deve ser constante.
Acredite em você:
Os pensamentos determinam muito, quem dirá todos os nossos comportamentos. Nem sempre é fácil manter o pensamento positivo, mas tenha foco, trabalhe com determinação e entusiasmo, foque no alcance do objetivo e reveja os resultados positivos que você já obteve. Acredite em você.
Conte comigo, Cíntia Felix:
se você ou sua empresa estão com dificuldades na gestão de carreira, conte comigo. Juntos, vamos criar estratégias para o alcance de seus objetivos profissionais. Resultados extraordinários te esperam.
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