Você consegue imaginar algum grande profissional ou personalidade pública que conseguiu atingir o sucesso fazendo todo um trabalho sozinho? Bill Gates, Steve Jobs e outros grandes profissionais, tiveram pessoas que trabalharam para que o nome deles chegassem lá. Sem uma equipe ou um trabalho em conjunto, dificilmente, teriam atingido o degrau do sucesso.
Desde a antiguidade, o trabalho coletivo existia para a necessidade do homem de somar esforços com outros semelhantes para alcançar objetivos comuns. O escritor John Maxwell dizia que
trabalhar em conjunto é importante em todas a vertentes da vida, sejam elas pessoais ou profissionais. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas.
Ayrton Sena, tricampeão mundial da Fórmula1 e maior piloto brasileiro de todos os tempos, nunca deixou de dedicar suas conquistas ao seu grupo.
“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!”.O Trabalho em Equipe dentro das empresasEm um mercado sujeito às mudanças aceleradas e com oportunidades para novos talentos profissionais, as organizações estão sempre atentas ao trabalho coletivo com o intuito em atender às exigências de clientes, fornecedores e concorrentes.
Trabalhar em equipe envolve:
sinergia
que é a união de esforços para o trabalho, a
sintonia
que envolve a coincidência e a partilha das atividades rumo ao objetivo e a
simpatia
que favorece o respeito e a comunicação entre pessoas de forma clara e objetiva.
Quando se trabalha de forma coletiva, os resultados tendem a ser alcançados rapidamente com eficácia e eficiência. Pensando nisso, seguem seis dicas práticas para aumentar o seu desempenho e o da sua equipe no trabalho em conjunto:
Planejamento e Organização:
Para uma equipe obter sucesso é importante que cada um saiba qual o seu papel dentro dos processos e execute suas funções com excelência. Para isso, o gestor deve planejar o funcionamento de toda a engrenagem, deixando claro quais as atribuições de cada profissional. Através de cronogramas, objetivos traçados, a equipe conseguirá realizar dentro do prazo previsto as tarefas que foram planejadas.
Paciência:
Opiniões contrárias e discussões fazem parte e são importantes para o funcionamento do grupo. Mantenha a tranquilidade, exponha seus pontos de vista respeitando seus colegas e mantenha o foco no objetivo do conjunto.
Cooperação:
Terminou suas atividades antes dos outros? Que tal se colocar disponível para ajudar o colega? Ser solidário fortalece a união e a confiança da equipe. E se estiver em situação oposta, não se sinta constrangido em pedir ajuda.
Comunicação:
A comunicação clara e objetiva é fundamental para sua alta performance. Se existe desconforto com alguma situação ou função a que foi atribuída, é necessário dizer ao grupo para que juntos, encontrem uma solução e evitem ruídos na comunicação.
Comprometimento:
A equipe pode contar com você? Se comprometa com o objeto do grupo e assuma a responsabilidade por suas atividades. Respeite os prazos, trabalhe com afinco e mostre sua dedicação aos seus colegas de trabalho.
Treinamento:
Além de promover a sinergia, treinamentos fortalecem a confiança e o comprometimento da equipe, que tende a trabalhar mais motivada e se manter produtiva. Sempre tem alguém que pode ensinar alguma coisa para os colegas e ajudar no desenvolvimento do grupo.
Conte comigo, Cíntia Felix, para coordenar palestras e treinamentos sobre Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal. Sua empresa terá equipes preparadas, sinérgicas e de alto desempenho.
Entre em contato.