Abrir uma empresa e manter seus negócios ou projetos comerciais não é uma tarefa fácil. Se estiver sozinho em meio à concorrência, poderá haver muitas dificuldades para expansão e obtenção de lucros desejados. Desta forma,
estabelecer parcerias estratégicas com clientes e fornecedores é uma saída para reduzir os riscos e, consequentemente, conquistar o sucesso no mundo dos negócios.
Através da parceria com pessoas e/ou empresas fica mais fácil fazer as coisas acontecerem e concretizar o sucesso de um empreendimento. Por isso, parcerias são ótimas alternativas tanto para oferecer um diferencial a seus clientes, quanto para atingir um público maior. Quando existe cooperação, há maior possibilidade de crescimento financeiro e da expansão das empresas e profissionais envolvidos.
Para fortalecer a carreira e os negócios é preciso se movimentar pelo mercado. Conhecer novas pessoas, ampliar a rede de contatos e trocar ideias. O resultado positivo depende muito desta rede de relacionamentos.
Quais as vantagens?
Quando se gerencia uma empresa “solitária”, sua marca pode não chegar ao alcance de todo o público desejado. Através de parcerias empresariais, produtos e serviços podem não só atingir seus clientes ideais, como também alcançar um público mais abrangente a partir da divulgação da empresa parceira.
Em resumo, seu produto ou serviço terá uma maior visibilidade no mercado.
Parcerias com negócios complementares incentivam a cooperação mútua e possibilitam a expansão de empreendimentos mais eficazes e completos. Por exemplo, você comercializa sucos naturais e propõe uma parceria com uma empresa de produtos veganos e sem glúten. Ambos os negócios ganham com a parceria e o cliente fica ainda mais satisfeito com as marcas.
Confira abaixo, alguns exemplos de parceria entre empresas:TIM e DeezerAs duas empresas se uniram de forma a oferecer ao usuário TIM mais possibilidades de ouvir um serviço streaming de música sem consumir o pacote de dados e, com isso, aumentar o número de usuários e downloads do aplicativo Deezer.
Pão de Açúcar e MultiplusA parceria da Multiplus com a empresa de Abílio Diniz partiu da necessidade de impulsionar as compras dos consumidores através de pontos do programa de fidelidade da Multiplus por produtos do supermercado Pão de Açúcar ou Extra. Os benefícios foram grandes para as empresas e maiores ainda para os clientes.
Samsung e MicrosoftAs duas empresas se uniram recentemente e tal parceria tem resultado em diversas soluções de dispositivo. Em 2017, foi para ampliar as vendas do Galaxy S8 com Microsoft Store e do game Xbox One para promover as TV's com tecnologia QLED. Ano passado, as duas se uniram novamente para apoiar os novos avanços na área de realidade mista.
Gol e Localiza HertzÉ comum, chegar de uma viagem ao aeroporto e alugar um veículo para se deslocar enquanto estiver na cidade. Desta forma, a Gol e a locadora de veículos Localiza Hertz firmaram uma parceria para oferecer desconto na diária de aluguel do carro se voar pela companhia aérea.
Gostou dos exemplos? Confira algumas dicas para formar uma parceria de sucessoUtilize as redes sociais:
Através dela, você poderá divulgar seus produtos e serviços pelo Facebook e Instagram, além do seu perfil corporativo no Linkedin para descrever os ramos de atuação e interesses da empresa, recrutamento de novos profissionais e, claro, busca de novas parcerias.
Escolha o parceiro certo:
É importante que a gente se relacione com pessoas capazes de nos fazer enxergar além. E quanto mais diversificada esta rede, melhor. Procure pessoas ou empresas que te inspiram, que possam contribuir para o seu crescimento e que você também possa somar para o desenvolvimento delas.
Seja sincero:
Esclareça ao seu parceiro como funciona o negócio: as estratégias de divulgação, porcentagem à empresa parceira, meta de revendas, tempo de contrato da parceria e a avaliação dos resultados.
Compreenda suas forças e fraquezas:
O que você vai trazer para o relacionamento com a outra empresa ou profissional? Onde exatamente você precisa de ajuda? O que pode oferecer ao parceiro? O ideal é fazer uma análise SWOT considerando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da nova parceria.
Compartilhe conhecimentos:
Parceria é compartilhar conhecimentos, erros e acertos. Lembre-se que parceria é uma mão de via dupla e que para valer a pena, precisa ser “ganha-ganha”.
Comunique sempre:
A comunicação ineficaz é uma das principais razões de uma parceria falhar. Trabalhe para ter uma comunicação assertiva, com clareza e objetividade. Assim, quando os desafios aparecerem, os parceiros estarão preparados para solucioná-los.
Precisa de mais detalhes para formar uma parceria? Conte comigo, Cíntia FélixAtravés dos serviços de coaching, treinamento e palestras customizados, ofereço a você e sua empresa, todo suporte com as melhores técnicas e ferramentas para auxiliar na preparação e busca de parcerias estratégicas rumo ao sucesso no mundo dos negócios.
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