Competir: No dicionário significa “concorrer com outrem na mesma pretensão; fazer concorrência com; apostar”. Esse verbo é bastante usual, principalmente dentro do universo esportivo, onde atletas necessitam de muita disciplina e treino para se superarem diante de seus concorrentes. No Mundo Corporativo, onde se destaca a importância do trabalho em equipe para superar as metas e a pressão do dia a dia, é necessário cautela para distinguir profissionais e empresas que desenvolvem a competitividade daquelas que incentivam a competição.
A Competitividade é uma forma saudável de competir, de contribuir para o crescimento, para a qualificação e a alta performance dos profissionais diante da concorrência, não entre si. Em um ambiente de trabalho que presa pela competitividade, os profissionais tendem a ser mais focados, cooperativos, antecipam-se às situações, têm a oportunidade de mostrar suas ideias e sugestões para se superarem cada vez mais, auxiliando a empresa no alcance de seus objetivos.
Quanto à competição, a busca do crescimento é individual. O objetivo da competição é sobressair diante das outras pessoas, podendo acumular conhecimentos sem compartilhá-los e, até mesmo, extrapolar os limites da ética. Um ambiente que incita a competição individual pode provocar muitos problemas internos, dificuldades no trabalho de equipe, confrontos, baixa qualidade nos relacionamentos interpessoais, favorecendo inclusive o desenvolvimento de doenças físicas e emocionais como estresse, depressão e ansiedade.
Ser competitivo significa buscar constantemente a melhor versão de si mesmo, ao contrário da competição, que está ligada em vencer um adversário. Este tipo de mentalidade é péssima tanto para o profissional quanto para a empresa, pois prejudica o desenvolvimento pessoal, enfraquece o trabalho em equipe e prejudica o alcance de resultados.
Para que as empresas possam incentivar a competitividade impulsionando seus resultados e valorizando as pessoas, é necessário ter clareza sobre os objetivos da organização, o papel dos profissionais e equipes, além de investir na capacitação técnica e emocional dos envolvidos. Realizar ações que estimulem a cooperação, que fortaleça os relacionamentos interpessoais e que desenvolva o senso de autorresponsabilidade da equipe.
O autoconhecimento é imprescindível para que o profissional lide melhor com situações e ambientes competitivos. Saber reconhecer suas potencialidades e a sua forma de funcionamento, potencializa os resultados e fortalece a tomada de decisão.
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