Não é raro encontrar excelentes profissionais com bastante conhecimento técnico, experiências relevantes, boas ideias e, ainda sim, disponíveis no mercado, sem clientes e sem obter reconhecimento profissional. Além de todas as qualificações, trabalhar o marketing pessoal é imprescindível porque “não basta ser bom, tem que parecer bom”.
O Marketing é um conjunto de ferramentas que uma empresa utiliza para fazer com que seu produto ou serviço seja visto e conquiste o desejo do cliente.
O Marketing Pessoal segue com o mesmo objetivo: fazer com que o seu trabalho seja visto, respeitado e desejado pelas pessoas.
E por que é tão importante? Diariamente, somos julgados pelo comportamento, modo de como vestimos, conversamos, tratamos o próximo e reagimos diante situações de conflito. Emitimos inúmeros sinais e são eles que influenciam a decisão de quem observa.
Jeff Bezos, fundador da Amazon, dizia que: “Marca pessoal é o que falam de você, enquanto você não está na sala”. Preocupar-se com a própria imagem e o que ela transmite aos outros demonstra inteligência para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
Pensando nisso, preparei algumas dicas para você começar a trabalhar a sua marca e atingir seus objetivos:
Autoconhecimento
Lao-Tsé: “Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si próprio é iluminado”
Quanto mais você se conhece, mais assertivo tende a ser o seu relacionamento com as pessoas e a sua tomada de decisão. Ter clareza sobre quem é você, quais suas potencialidades e limitações, ajuda em todos os aspectos da vida, inclusive no marketing pessoal. Invista em você. Descubra o que você gosta e o que te faz bem, qual tipo de pessoa você tem maior facilidade ou dificuldade em lidar.
Se você almeja por algo, tem que se conhecer primeiro para que, em seguida, saiba como chegar ao seu objetivo.ComunicaçãoNão basta ter um belo discurso e se comportar de maneira diferente. A comunicação é fundamental no marketing pessoal. O que você diz, a forma como você diz, as palavras utilizadas, as expressões, gesticulações e comportamentos dizem muito sobre você e como você toca as pessoas. Ser claro e objetivo no processo de comunicação é tão importante como a escolha do canal de comunicação, além de se certificar se a mensagem que você emitiu foi entendida corretamente por quem a recebeu. O objetivo da comunicação é afetar comportamentos, assim como o marketing pessoal.
RelacionamentoO marketing pessoal trabalha a marca que você deixa nas pessoas. É o que os outros pensam, sentem e dizem sobre você. Por isso, saber lidar e respeitar todas as pessoas, independente do perfil profissional, faz toda a diferença.
Simpatia
Seja otimista e esteja sempre de bom humor. Aquele bom dia agradável deve valer desde para a “tia do café” até ao diretor da empresa. Alguém que esbanja energia positiva, sempre será alguém que as pessoas desejam estar perto.
Bom senso
Evite comportamentos exagerados como falar alto ou ficar tocando nas pessoas o tempo todo. Qualquer tipo de comportamento deve ser medido e fiscalizado. O equilíbrio deve ser priorizado.
Pontualidade
Seja sempre pontual e correto com os seus compromissos. Imprevistos acontecem, mas tornar a impontualidade um hábito é um erro grave que vai prejudicar muito a sua imagem.
PosicionamentoMarketing pessoal não é fazer propaganda. É se comportar de acordo com os seus objetivos, reconhecendo o seu potencial através de dados, evidencias e o relacionamento com os outros. Pessoas detestam alguém que gosta de se vangloriar. Se seu trabalho e comportamento fazem bem a elas, com certeza, farão propaganda sobre você.
Redes sociaisMantenha-se atualizado nas redes sociais. Lembre-se que seu perfil particular no Facebook, Twitter e Instagram também recebe visitas de clientes, colegas de trabalho, concorrentes, enfim, de pessoas que se interessam pelo seu trabalho. Evite fazer postagens polêmicas que possam comprometer a sua imagem profissional. No caso do Linkedin, evite postar fotos de trajes de banho ou criar posts que não tenham nada a ver com assuntos sobre seu trabalho. Lembre-se que esta rede social é uma ótima oportunidade para criar e ampliar seu networking.
PaciênciaSe você tem conhecimento técnico, busca aprender e se atualizar, se comporta de acordo com o seu discurso e tem clareza sobre onde quer chegar, é necessário trabalhar seu marketing pessoal e ter paciência para alcançar os resultados de maneira sustentável. O sucesso é uma consequência para aqueles que acreditaram e tiveram paciência e persistência para merecê-lo.
AparênciaSabe aquela frase: “Não importa como eu me visto. O importante é sentir-se bem”? Se você é praticante desta “ideologia” é melhor rever seus conceitos, pelo menos, no ambiente corporativo. Um pouco de zelo não faz mal a ninguém e a aparência ainda é extremamente importante para se destacar, afinal, vivemos em um mundo onde a aparência conta muito.
Não perca a chance de passar uma boa primeira impressão. Ela será o convite para outras pessoas te conhecerem.
EntregaSe você não pode surpreender, entregue pelo menos aquilo que prometeu ao seu cliente, empresa ou colega. Nada prejudica mais a sua imagem do que uma falsa promessa.
Seja inesquecívelLembra-se de uma pessoa que marcou sua vida? Um ótimo profissional, um líder carismático, um mestre naquilo que fazia? Todo mundo tem uma referência e você também pode se tornar inesquecível. Basta trabalhar bem seu marketing pessoal e se preparar para ficar, por muito tempo, na memoria das pessoas.
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