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Como aplicar técnicas de liderança na sua empresa?

  • Por Cíntia Félix
  • 25 out., 2018

Em um cenário de constantes mudanças, a liderança é um dos mecanismos essenciais para fomento de uma cultura organizacional

O mercado de trabalho está em constante transformação. As competências exigidas nas empresas passam, não só pela capacidade técnica, mas também pelo engajamento das pessoas nos projetos das companhias.

Paralelamente a isso, colaboradores esperam encontrar postos de trabalho que promovam investimento em melhoria contínua, por meio de programas de capacitação.

Neste cenário, a liderança é um dos mecanismos essenciais para fomento de uma cultura organizacional que potencialize o crescimento e valorização dos profissionais.

Mas você sabe quais são os atributos de um bom líder? Pensando nisso, separamos cinco pontos importantes que devem ser considerados em projetos de gestão de pessoas:

Comunicação Eficiente 

Além de delegar atribuições, o gestor deve saber ouvir sugestões e opiniões do seu time. Técnicas de persuasão para envolvimento dos trabalhadores são muito importantes, mas devem vir acompanhadas de uma pré-disposição do coordenador para dialogar com aqueles que trabalham com ele.

O gerenciamento contemporâneo não cabe mais processos de liderança em formato vertical, que é quando a ordem vem de cima para ser cumprida sem questionamentos.

O que se defende nos dias atuais é uma gestão horizontal, onde está prevista a participação de todos nos processos, viabilizando os melhores resultados.

Se a sua empresa não está alinhada processos modernos de administração, é hora de ligar o alerta e refletir.  

Potencializar engajamento

Envolver as pessoas na proposta da empresa, fazendo com que elas abracem os projetos é essencial para aumentar a fidelização dos colaboradores. Essa prática é importante para transformá-los em multiplicadores do discurso da companhia, vislumbrando fortalecimento de marca.

Esse engajamento pode ser estimulado quando o líder se propõe a treinar profissionais, visando o seu desenvolvimento e crescimento técnico.

É comum gestores evitarem treinar e delegar funções, pois existe medo do funcionário adquirir competências que o façam buscar oportunidade de trabalho em outros lugares, ou pleitear o lugar do chefe.

Envolver os integrantes da equipe gera acolhimento e aumenta a parceria entre o líder e liderado. Por isso, promova investimentos na qualificação do seu time para obter melhores performances.

Abertura para diferentes culturas

A inovação tecnológica e a globalização reduziu o abismo que existia entre diferentes culturas. E essa característica faz com que os líderes nas companhias tenham que saber lidar com essa diversidade.

As empresas que conseguem estabelecer a longevidade dos seus negócios têm como uma das principais premissas fomentar a inclusão de pessoas de diferentes culturas

Essa prática proporciona troca de conhecimento entre os funcionários, gerando diferencial competitivo no mercado.

Trabalhar com foco em resultado

Os líderes precisam trabalhar para garantir os melhores resultados para os clientes. Para conquistar este objetivo, ele deve trabalhar para viabilizar o envolvimento de todos para o cumprimento de metas estabelecidas previamente pela empresa.

Esse engajamento deve ser monitorado em cada estágio de implantação das ações. Para isso, quem coordena pode lançar mão de ferramentas tecnológicas e de inovação para viabilizar o alcance das metas.

Além disso, o gestor deve estar aberto a ouvir opiniões, pedir ajuda e feedbacks de seus subordinados.

Trabalhando desta forma, a liderança vai potencializar práticas de gestão compartilhada dentro dos processos, promovendo o envolvimento de todos.

Promover melhorias constantes

Processos de mudança geram desconfortos iniciais mas, se bem articulados, podem trazer ótimos resultados para sua empresa.

Neste aspecto, coordenar processos de transformações com eficiência é um diferencial de um líder. Saber quando, onde e como mudar são alguns dos questionamentos que o gestor deve fazer nestes momentos.

Mas as respostas não podem ser extraídas apenas de uma auto reflexão, mas sim do diálogo com os colaboradores que estão inseridos dentro do contexto.

Porém, a liderança é quem deve ser o primeiro a levantar a bandeira da melhoria contínua dos processos, se propondo inclusive a também buscar aperfeiçoar suas práticas profissionais.

E aí, curtiu o nosso post? Deixe aqui o seu comentário para dialogarmos mais sobre o assunto.



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