Você é uma pessoa extremamente prestativa, sempre disponível e que, por mais que esteja atarefada, não consegue negar um favor? No entanto, sente-se incomodada e mesmo assim tem dificuldades de recusar o auxílio?
Abrir mão de atender às necessidades do próximo, quando for preciso, não deveria ser um problema. Porém para muitas pessoas, dizer “não” parece uma missão quase impossível.
O medo de dizer “não” é uma situação que está presente em diversas áreas de nossa vida, seja no trabalho, na família ou no círculo social. Muitas vezes,
por querer agradar, ser prestativo ou evitar alguma reação, deixamos nossas prioridades de lado
para atender compromissos de outras pessoas.
Ao dizer “sim” evitamos chateações e conflitos, nos sentimos inseridos, somos vistos como gentis e tudo parece certo. Porém, ao priorizar a necessidade do outro,
aos poucos damos lugar a angústia, a baixa autoestima, a sobrecarga de tarefas e a sensação de estagnação.
No trabalho, o medo do conflito com colegas e líderes faz com que deixemos de questionar, negociar e muitas vezes dizer “não” para demandas que nos trazem sobrecarga de trabalho ou que nos afasta do foco principal da nossa atividade e interesse.
Ser prestativo, buscar objetivos comuns, cooperar prezando a equipe é extremamente importante, porém é necessário priorizar as suas demandas e não assumir responsabilidades alheias. Ao dizer “não” você poderá se concentrar em suas metas, proteger seus interesses e entregar o melhor de si, do contrário, poderá comprometer seus resultados em função do acúmulo de atividades que não são de sua responsabilidade.
Dizer “não” é libertador. É uma maneira inteligente de se posicionar e mostrar para os outros quais são suas prioridades.
Quando as pessoas sabem o porquê que você não pode se responsabilizar por tal solicitação, elas tendem a ser compreensivas e admirar a transparência, além de evitar outras solicitações.
Como dizer "NÃO" adequadamentePessoas decididas e objetivas sabem como dizer “não” para sua família, amigos e até para o seu líder, de forma simples e direta. Sinceridade, cordialidade e respeito são determinantes para que o outro entenda que no momento, não será possível contar com a sua ajuda.
- Utilize uma justificativa plausível e fale com educação, por exemplo, “Agradeço a oportunidade, mas estou bastante ocupado com determinada tarefa X”, “Poderia ajudá-lo, mas não sou a pessoa adequada para tal serviço”, “Estarei disponível para ajudá-lo, assim que finalizar o projeto em tal hora ou tal dia”.
- Apresente sugestões ou indique alguém mais competente e/ou disponível para auxiliar em tal tarefa. “Não posso ajudar, mas você já pensou em tentar isso?”, “Poderia fazer a solução X que seria mais eficiente, o que acha?”. “A pessoa tal é a mais indicada pode te ajudar na execução da tarefa, pois conhece X, Y e Z”.
- Em algumas situações, a pessoa pode não estar preparada para uma resposta negativa em relação ao pedido de ajuda. Analise e pense nas possíveis reações. Havendo questionamentos ouça até o final e contra argumente sempre respeitando o ponto de vista da pessoa. Se não houver possibilidade de recusa, negocie. “Posso assumir tal atividade, mas terei de abrir mão a tarefa X e Y, o que prefere?”
Você PODE assumir a tarefa?
Antes de assumir a tarefa, verifique as seguintes situações:
- Seu trabalho está em ordem?
- Você tem tempo suficiente para assumir uma nova responsabilidade?
- Tem capacidade para realizá-la?
- Tem recursos que precisa para executá-la?
- É a pessoa mais adequada para realizar a tarefa ou existe alguém mais preparado que você?
- É possível delegar?
- E o mais importante: Você quer assumir?
Se você decidiu assumir, fale com a pessoa o quanto antes e surpreenda-a.
Conte com Cíntia FélixDizer “não” é um comportamento que muitas pessoas ainda possuem dificuldades em experimentar.
Através do processo de coaching comigo, Cíntia Félix, você será capaz de identificar as crenças e razões que dificultam a sua tomada de decisão, o gerenciamento do seu tempo, o nível da sua autorresponsabilidade e inteligência emocional.
Para sua empresa, elaboro palestras e treinamentos customizados
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