Quando uma empresa deseja ampliar seu quadro pessoal, o gestor e o departamento de Recursos Humanos se reúnem para definir a contratação dos funcionários com perfis ideais para seguir o planejamento e os objetivos da organização. Esta é uma tarefa bastante complexa e, mesmo com tantos recursos hoje em dia, há riscos de avaliações equivocadas que podem fazer todo trabalho ir por água abaixo.
Segundo pesquisa realizada pela Robert Half, cerca de 10% do turnover nas empresas são motivados por erros de contratação. Muitas vezes, pela urgência em fechar as vagas com rapidez, a companhia pode exigir resultados num curto prazo e se decepcionar com o desempenho do contratado. Outro motivo pode ser a má adaptação do novo funcionário na nova cultura organizacional. São erros que podem gerar prejuizos financeiros, de produtividade e para a equipe.
A fim de evitar problemas na hora da contratação, é importante analisar uma série de fatores, competências e os perfis pessoal e profissional para que a empresa possa buscar funcionários realmente agregadores. Confira abaixo, algumas dicas muito valiosas para fazer uma contratação com assertividade:
NO INÍCIO DO PROCESSO
Estratégias da empresa: Quando o RH está alinhado com os elementos norteadores da empresa, fica mais fácil entender qual candidato será o mais adequado para assumir o cargo. Por exemplo, um profissional que tem um perfil mais afável e comunicativo teria mais dificuldade na adaptação em uma companhia com uma cultura organizacional mais séria e tradicional.
Qual perfil? Procure saber quais são as características da vaga (cargo, função e atividades). Analise também quais serão as características pessoais do candidato (bom raciocínio, comunicativo, metódico, criativo, etc), as competências técnicas (formação, experiências e habilidades) e comportamentais (se é objetivo, sabe lidar com prazos, trabalha sob pressão, etc). Com essas informações será possível definir um perfil profissional adequado às necessidades da vaga.
Divulgação: Escolha a melhor forma de divulgação da vaga e qual será o melhor veículo para alcançar o perfil desejado, como jornais de grande circulação, sites de empregos (ex: Vagas.com), sites voltados à área de interesse, redes sociais (Linkedin, instagram e Facebook), faculdades e etc.
DURANTE A SELEÇÃO
Análise dos currículos: Observe atentamente os currículos dos candidatos antes de chamá-los para a entrevista. É bastante comum, os casos de profissionais que participam de uma seleção, mas, ao conversar com o recrutador, descobre-se que eles haviam sido convidados para concorrer a uma vaga fora do perfil.
Objetivos do profissional: Apresente a empresa aos candidatos, fale sobre a história da empresa, o seu funcionamento, a rotina e fale o que a organização espera do candidato. Logo após, tente identificar os objetivos profissionais e as expectativas do aspirante ao cargo.
Ferramentas comportamentais: Com o uso de softwares de mapeamento comportamental, sua empresa terá agilidade no processo de contratação de novos funcionários. Existem vários disponíveis no mercado que apresentam resultados de avaliações em poucos minutos e que podem atender às necessidades conforme o perfil da empresa.
Simule uma situação: Com a ajuda de um gestor, faça uma simulação cotidiana na empresa, relacionada ao cargo que o candidato pretende assumir e avalie se ele possui as aptidões técnicas (por exemplo, Excel ou algum outro tipo de software) e comportamentais (liderança ou trabalhar sob pressão) necessárias para ocupar a função.
Agora que você conheceu todas as dicas acima e um pouco sobre contratação assertiva, procure incluir esta mentalidade na sua empresa. Se você ainda está com dúvidas e dificuldades para trazer novos talentos à sua organização, eu posso ajudá-lo.
Para contratação e soluções de RH, conte comigo, Cíntia Félix
Com o nosso serviço de consultoria, sua empresa estará em boas mãos com toda competência e planejamento estratégico focado em Gestão de Pessoas. Com as ferramentas necessárias, você terá todo o suporte para trazer profissionais com as competências ideais à sua equipe. Entre em contato.