Já faz parte da natureza, o ser humano nunca estar satisfeito com a sua situação atual e sempre em busca de evolução, em qualquer área, inclusive na profissional. Isso vale também para as organizações que, de algumas décadas até os dias atuais, descobriram que investir em potencial e na motivaçao dos seus colaborades é essencial para o crescimento da empresa no mundo dos negócios.
No período pós-guerra e início dos anos 1950, várias teorias da motivação foram desenvolvidas a fim de apresentar as melhores maneiras para motivar as pessoas. Dentre elas, a teoria que melhor se destaca é a do psicólogo e pesquisador norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) que criou a hierarquia das necessidades humanas, mais conhecida também como a Pirâmide de Maslow.
O objetivo é determinar o conjunto das necessidades e desejos para alcançar a satisfação pessoal/profissional. De uma forma geral, Maslow afirma que quando a necessidade de uma pessoa se torna ativa, ela passa a estar motivada e estimulada para executar todas as atividades essenciais a fim de alcançar a sua realização pessoal.
A Pirâmide de Maslow descreve quais as necessidades mais básicas (base da pirâmide) e as mais elaboradas (topo). Podemos dividir em cinco níveis, cada um formado por um conjunto de necessidades (fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização). Confira abaixo cada uma das hierarquias na pirâmide:
Necessidades da Pirâmide de Maslow
Fisiológicas:
São as necessidades básicas e essenciais para a nossa sobrevivência, como comer, respirar, descansar ou dormir. São a base da pirâmide e, por serem primordiais, impedem que os indivíduos consigam pensar ou fazer qualquer outro tipo de atividade, enquanto não forem satisfeitas.
Segurança:
Este degrau da pirâmide, pode também ter o sinônimo de estabilidade, ou seja, se sentir segura com relação ao emprego, à saúde, à família e ao lar e ter as condições mínimas para pagar as contas do mês. Quando temos segurança financeira, tudo fica mais fácil para realizar nossos projetos e enxergar um futuro promissor. Por outro lado, quando essa necessidade não fica evidente e passamos sofrer com as ameaças da falta de emprego ou do dinheiro, passamos a ter uma instabilidade emocional e, consequentemente, impedidos de subir na hierarquia.
Sociais:
Neste grupo, estão as necessidades de se sentir e fazer parte de um grupo social como ter amigos, constituir uma família, ter um relacionamento amoroso e etc. Em suma, neste degrau prevalece a máxima de que “não somos uma ilha” e buscamos o convívio com o outro para o bem-estar comum. Atualmente, tem sido menos complicado fazer parte e ser aceito, graças às redes sociais que facilitam a integração, mas é necessário dar outro passo importante como sair da tela e se encontrar fisicamente com outras pessoas.
Nas empresas em geral, tais necessidades se resumem em ter um bom relacionamento entre colaboradores, trabalhar em conjunto, com mais harmonia e evitar conflitos da melhor forma possível.
Estima ou status:
Chegamos no meio da pirâmide e, neste degrau, está a busca por reconhecimento... e do auto-reconhecimento. Aqui, as pessoas sentem a necessidade de fazer suas atividades e obter o respeito e o reconhecimento dos outros. Essa apreciação externa também é importante para aumentar o amor próprio e a autovalorização pelo que fazemos.
Nas organizações de trabalho, o elogio e a validação de um líder pelo trabalho executado e bem feito do subordinado fazem uma grande diferença para elevar a autoestima da equipe. Uma empresa que sabe reconhecer o bom trabalho do colaborador, além de oferecer bonificações e promoções como potenciais fatores de motivação, pode obter resultados extraordinários. Quando as necessidades nos três níveis inferiores são satisfeitas, as necessidades de estima começam a desempenhar um papel mais dominante na motivação das pessoas.
Autorrealização:
E finalmente, no topo da pirâmide, está a necessidade de Autorrealização que só é alcançada se todas as anteriores tiverem sido conquistadas. Neste último degrau, está o interesse em desenvolver todo o potencial e habilidades, a moralidade, os valores, a criatividade, a busca constante do conhecimento e de novas experiências para garantir a satisfação e se tornar plenamente realizado tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Em outras palavras, significa a pessoa ter propósito naquilo que faz.
Aplicando a Teoria de Maslow na empresa
É importante destacar que a hierarquia de necessidades de Maslow não consiste em um método passo a passo, portanto, não deve ser aplicada de forma rígida nas empresas. Por outro lado, sua teoria oferece aos líderes informações importantes sobre como motivar os membros das suas equipes.
Por exemplo: muitos gestores acreditam que oferecer apenas bonificações financeiras é o maior motivador das pessoas, no entanto, na teoria de Maslow, o dinheiro é importante apenas para as necessidades básicas das pessoas (fisiológicas e segurança).
Para ajudar a colocar em prática o que foi abordado na Teoria de Maslow, separei algumas dicas importantes que podem servir de inspiração para sua empresa:
Identifique as necessidades individuais:
Cada um de nós tem as suas próprias necessidades e ambições. Use a Pirâmide de Maslow para identificar e avaliar como as suas necessidades estão sendo utilizadas atualmente e como você pode fazer para aumentar a sua motivação.
Atenda às necessidades básicas:
A teoria de Maslow deixa clara a necessidade que os trabalhadores recebam um salário adequado para arcar com suas despesas e tenham como satisfazer suas necessidades. Hoje praticamente todas as empresas oferecerem diversos benefícios para os seus colaboradores. Por isso, avalie quais benefícios os seus colaboradores mais valorizam e faça o máximo para oferecê-los.
Elogie sempre:
Reconhecer o bom trabalho de seus funcionários é tão importante quanto corrigir os problemas ou aumentar a produtividade. Por isso, sempre quando membros de sua equipe concluirem um trabalho com êxito, elogie. Reconheça o comportamento certo na frente de todos e, em nos casos dos erros, converse de forma reservada.
Promova momentos de confraternização:
Desenvolver a amizade no trabalho aumenta significativamente a satisfação e a motivação dos colaboradores. Por isso, criar momentos de sociabilização são ótimas oportunidades para as pessoas se interagirem de uma forma mais informal, por exemplo: churrasco, happy hour, confraternização de fim de ano e de aniversariantes do mês.
Promova projetos sociais:
Pessoas desenvolvem várias habilidades profissionais como liderança e trabalho em equipe ao participarem de trabalhos voluntários. Sem falar ainda que o prazer em ajudar nas causas sociais também fortalece os níveis de autorrealização, estima e sociais da Pirâmide de Maslow.
Crie um plano de carreira:
Ao fazer um plano de carreira para os seus colaboradores, você unirá os objetivos do funcionário com os objetivos da empresa. Desta forma você estará preparando a sua organização para crescer e aumentando a motivação dos seus colaboradores ao atender as necessidades de auto realização.
Ao solucionar todas as necessidades propostas pela pirâmide de Maslow, a empresa consegue abrir uma sólida estrada para a motivação de seus colaboradores e para o sucesso do seu negócio.
“Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento”
Abraham Maslow
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